Homilia do 4°Dom do Advento (Mt 1,18-24)(21/12/25)
.
1. Caríssimos, mesmo que não tenhamos total consciência das constantes mudanças existenciais, elas estão sempre acontecendo com ou sem à nossa cooperação. De fato, a realidade natural se encontra envolvida pela realidade sobrenatural; e está sempre em constate mudança; porém, depende das nossas de escolhas e decisões para serem bem sucedidas.
.
2. A liturgia de hoje é toda voltada para os acontecimentos que mudaram totalmente a história da humanidade, tendo como um dos protagonistas desta mudança, o justo José, que se torna pai adotivo de Jesus ao receber essa missão do anjo de Deus que lhe apareceu em sonho para sanar suas dúvidas a respeito da gravidez sobrenatural de Maria, e logo obedeceu prontamente.
.
3. Na primeira leitura, Deus responde ao incômodo de Acaz, por meio do Profeta Isaías, com a Profecia que anunciava a vinda do Messias, e que se cumpriu com a encarnação do Seu Filho no seio da Virgem Maria, como vimos no Evangelho de hoje.
4. Na segunda leitura são Paulo mostra aos Romanos a solidez da vinda e dos ensinamentos de Cristo, como também a autenticidade do seu ministério como escolhido pelo Senhor para anunciá-lo à todas as nações.
.
5. Certa feita disse ele: "É em Deus que nós vivemos, nos movemos e somos." Ora, a pergunta que fazemos, é esta: como vivemos essa condição, em estado de graça ou em pecado mortal? Com efeito, foi a condição de "homem justo" que levou José a aceitar a sublime missão de pai adotivo de Jesus, pois era um sinal de que fazia em tudo a vontade de Deus.
.
6. Portanto, caríssimos, sigamos o exemplo de São José; sejamos justos e obedientes, para cumprirmos humildemente a nossa missão de acolher Jesus e anuncia-lo como Senhor e salvador de todos. Sem dúvida, a única e sublime vontade que nos salva é a de Deus, expressa por se Filho amado para nos sentirmos protegidos e conduzidos por Ele ao Reino dos céus.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário