HOMILIA DO 2°DOM DO ADVENTO (Mt 3,1-12)(07/12/25)
1. Amados irmãos e amadas irmãs, a liturgia deste segundo Domingo do Advento nos convida a preparar o caminho do Senhor, a aplainar a sua estrada para que Ele entre em nossa vida, como entrou na vida da sua mãe, Maria Santíssima, de São José e de todos os santos e santas que o seguiram ao longo de todos os tempos.
2. São João Batista com o seu exemplo de vida e a sua Palavra, foi enviado por Deus a fim de nos preparar para receber na manjedoura de nossas almas, o Filho amado de Deus, como Maria o concebeu no seu ventre por obra e graça do Espírito Santo, e o deu a luz na noite de Natal para a nossa salvação.
3. Comentando esse acontecimento extraordinário, disse o saudoso Papa Francisco: "Deus vem estabelecer o seu senhorio na nossa história, nos dias de hoje, nas nossas vidas; e onde ele é acolhido com fé e humildade, brotam amor, alegria e paz. A condição para fazer parte deste Reino é fazer uma mudança nas nossas vidas, ou seja, converter-se, converter-se todos os dias, um passo em frente todos os dias.
4. É uma questão de deixar os caminhos confortáveis, mas enganadores dos ídolos deste mundo: sucesso a todo o custo, poder à custa dos mais fracos, sede de riqueza, prazer a qualquer preço. E em vez disso, abrir o caminho ao Senhor que vem: Ele não nos tira a liberdade, mas dá-nos a verdadeira felicidade.
5. Com o nascimento de Jesus em Belém, é o próprio Deus que toma residência entre nós para nos libertar do egoísmo, pecado e corrupção, destas atitudes que são do diabo: procurar o sucesso a todo o custo; procurar o poder à custa dos mais fracos; ter sede de riquezas e procurar prazer a qualquer preço.
6. O Natal é um dia de grande alegria mesmo externamente, mas é sobretudo um evento religioso para o qual é necessária uma preparação espiritual. Neste tempo de Advento, guiemo-nos pela exortação de São João Batista: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas", diz-nos ele (v. 3).
7. Preparamos o caminho do Senhor e endireitamos os seus caminhos, quando examinamos a nossa consciência, quando examinamos as nossas atitudes, para expulsar estas atitudes pecaminosas que mencionei, que não são de Deus: sucesso a todo o custo; poder à custa dos mais fracos; sede de riqueza; prazer a qualquer preço.
8. Que a Virgem Maria nos ajude a preparar-nos para o encontro com este Amor superior infinitamente a todos os custos, que é o que Jesus carrega, e que na noite de Natal se tornou minúsculo, como uma semente que caiu na terra. E Jesus é esta semente: a semente do Reino de Deus." (Papa Francisco - Angelus, 4/12/16).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário