Arquivo do blog

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Fundamentados na Rocha Viva da Palavra de Deus...

 

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,21.24-27)(04/12/25)


1. Caríssimos, o tema central desta liturgia de hoje é a prática da vontade de Deus expressa nas palavras e na vida de nosso Senhor Jesus Cristo, também na doutrina dos Apóstolos, na Tradição, no Magistério e Documentos da Igreja; na vida dos santos e santas que a viveram e por isso foram proclamados como tais pelo exemplo e dedicação ao Reino de Deus.
.
2. Com efeito, todos nós temos a nossa vontade própria, todavia, sem o auxílio da graça de Deus, facilmente caímos no abismo das tentações e dos vícios que nos levam à prática dos piores pecados; ora, a nossa vida só tem sentido quando a fundamentamos na Rocha da Palavra de Deus que nos sustenta e nos governa quando a Ele nos entregamos e o amamos a cima de todas as coisas
.
3. De fato, o Senhor nos ama e não quer que nenhum de nós se perca, porém, não basta sentir-nos amados, é preciso que o amemos vivendo de acordo com os Seus Preceitos, pois, o fazer a sua vontade requer obediência, vida de oração, prática dos Mandamentos, dos Sacramentos e das obras de misericórdia que nos leva a realizar o Seu querer e executar em todo o nosso viver.
.
4. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos mostra que a fé não é uma teoria nem o viver de aparências, mas é firmada na prática da Vontade do Pai: "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus." 
.
5. Portanto, caríssimos, a Palavra de Deus é a Sua Voz escrita nos falando diretamente, nos comunicando a Sua Vontade, a Sua presença, o seu querer. Decerto, o Senhor está sempre conosco nos conduzindo para o Seu Reino, basta sermos fiéis e perseverantes até o dia da sua vinda gloriosa.
.
6. Destarte, escutemos são Paulo a esse respeito: "Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor... Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar.

7. Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas,
a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida." (Fl 2,12-16a). 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox