Arquivo do blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mensagem do Papa Bento XVI aos Jovens pela "JMJ" Madrid 2011

Só a Fé da Igreja nos Liberta
Mensagem do papa Bento 16 para JMJ de Madrid
A mensagem para a Jornada mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em Madrid de 16 a 21 de agosto, datada de 6 de agosto mais publicada  a 3 de setembro, constitui um dos mais belos textos  de Bento XVI. Autor de duas encíclicas sobre a caridade e sobre a esperança, o papa trata aqui, de modo mais aprofundado, da fé, que apresenta aos Jovens através de alguns apontamentos autobiográficos, bem como das dificuldades que dificultam atualmente a sua pratica.

1.       O coração inquieto dos Jovens
Há nos Jovens de todas as gerações uma inquietação que os leva a colocarem em si próprios perguntas sobre o significado da vida e do mundo. “faz parte do ser jovem desejar algo mais do que a vida cotidiana regular de um emprego seguro e sentir o anseio pelo que é realmente grande.” Recordo minha Juventude, sei que  a estabilidade e segurança não sãos as questões que mais ocupam  a mente dos jovens”. È certo que o Papa foi Jovem num momento histórico muito especial:”Durante a ditadura nacional-socialista e durante a guerra,nós fomos por assim dizendo”aprisionados” pelo poder dominante.Por conseguinte, queríamos sair fora dele para entrarmos na amplitude das possibilidades do ser Homem.Mas penso que, num certo sentido, todas as gerações sentem este impulso  de ir para além do habitual”. Trata-se  apenas de um sonho vazio que asvaece  quando nos tronamos adultos? Não, o homem é verdadeiramente criado para aquilo que é grande, para o infinito. Qualquer outra coisa é insuficiente . Santo Agostinho  tinha razão: o nosso coração está inquieto  enquanto  não repousar em Ti. O desejo da vida maior é um sinal de que foi Ele quem nos criou, de que temos a sua “marca”.
   O papa sublinha que é Deus quem está na raiz deste desejo presente no coração dos Jovens. ”O desejo da vida maior é um sinal de quem foi Ele quem nos criou e de que temos a sua Marca”. Observação “que é já um Juízo sobre o mundo contemporâneo:” compreendemos então que é um contra-senso pretender eliminar Deus para fazer viver o homem! Deus é a fonte da vida;eliminá-lo equivale  a separar-se desta fonte e, inevitavelmente, a privar-se da plenitude e da alegria: de fato,sem o criador a criatura esvaece (Conc. Ecum.Vat.II,Const. Gaudim et spes,36).
Em  algumas áreas  do mundo sobretudo no ocidente a cultura atual tende a excluir Deus, ou a considerar a Fé  como um fato privado, sem qualquer relevância  para a vida  social.Embora o conjunto de valores que estão na base da sociedade “como  o sentido da dignidade da pessoa, da solidariedade,do trabalho e da família  provenha do Evangelho, constata-se   uma espécie  de “eclipse  de Deus”,uma certa amnésia ,ou até uma verdadeira  rejeição do Cristianismo e uma negação do Tesouro da fé recebida,como risco de perda da própria identidade profunda”.
                Mas o eclipse de Deus gera insegurança, perda, porque a busca que Deus depositou no coração dos Jovens permanece sem respostas. Hoje em dia, “muitos não tem pontos de referencia estáveis para construir sua vida, tornando-s  assim profundamente inseguros.o  relativismo generalizado, segundo o qual todas as coisas se equivalem e não existe  verdade alguma, nem qualquer ponto de referencia absoluta , não gera verdadeiramente liberdade, mas instabilidade,desorientação, conformismo com as modas do momento”
Nas palavras do Papa os Jovens precisam apostar a plenitude de suas vida e dos sonhos em Deus, ter como guia verdadeiro que os conduz na estrada em busca das afirmações  como pessoa na sociedade protagonista da mesma que sempre necessita de  bons construtores  que nela implante os valores da vida, da Justiça da paz e da fraternidade  Sonhos que os trazem no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox