Arquivo do blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Viver franciscanamente – hoje

O ano de 2011 vai ser um ano importante para a família mundial do CCFMC, relembrando os princípios deste projeto franciscano único. Em 1981, reuniu-se, pela primeira vez, o novo “Conselho Internacional de Missões dos Franciscanos”, em Roma. O tema da reunião foi a “dimensão missionária do nosso carisma.” Participaram na reunião os promotores da evangelização missionária de todas as regiões do mundo. Houve unanimidade em que este aspecto quase não tem importância na formação dos jovens irmãos. Consequentemente, foram procurados meios para reverter esta situação. Finalmente, o comitê executivo eleito pela assembleia foi incumbido de elaborar um “Curso Básico sobre o Carisma Missionário Franciscano”.

Em 1982, o primeiro congresso interfranciscano de Mattli, destinado a irmãs e irmãos oriundos dos continentes do Sul, deu mais um impulso decisivo. Aí demonstrou-se, pois, que o problema é de todos que pertencem à Família Franciscana. Os aproximadamente 60 delegados, de todas as regiões do Sul, num documento que atraiu muita atenção, formularam alguns princípios, sobre como deve ser relido e reinterpretado o carisma franciscano hoje, visando os “sinais do tempo”. Aí ficou claro que a iniciativa da OFM (1981) deveria ser enfrentada e realizada como projeto interfranciscano.

A rápida realização e divulgação do curso demonstram que a nossa opinião estava correta. As fases individuais são bastante conhecidas. Por isso, são suficientes algumas indicações. De 1983 a 1986 durou o processo da compilação e redação dos temas num diálogo internacional, intercultural e interfranciscano permanente.

Um papel decisivo coube ao Centro Franciscano de Animação Missionária Bonn, que foi incumbido de organizar e coordenar a realização do projeto. Para garantir o caráter interfranciscano e intercultural do curso, foi criada uma equipe intercultural com participantes de todos os continentes, que, num mutirão de 8 semanas, examinou e completou criticamente todas as contribuições recebidas. A equipe de redação de língua alemã ficou incumbida de compilar tudo numa forma homogênea e bem legível.

De 1986 a 1994 houve uma rápida divulgação universal do curso por todos os continentes com traduções para 17 línguas. Especialmente na África, na Ásia e na América Latina, o curso torna-se num instrumento importante para aprofundar e renovar o carisma missionário franciscano. Os organismos executivos e promotores mais assíduos são as muitas congregações das irmãs da IFC/TOR e a Ordem Terceira Secular (OFS). Mas, também notaram-se algumas deficiências. O domínio da Primeira Ordem foi ainda palpável; Santa Clara e, portanto, a dimensão feminina do carisma e a independência da OFS quase não foram observadas.

O congresso internacional de 15 dias, conhecido como “Assis 94”, que entra na história como a maior assembleia da Família Franciscana até àquela data, corrigiu estas deficiências e determinou os princípios para uma redação completamente nova do curso, e isso, num diálogo intenso nunca antes visto. As 25 lições que resultaram daí são o fruto dum trabalho penoso de redação que durou cinco anos e formam o atual instrumento para este programa de estudo mundial.

Estamos convencidos de que o CCFMC é um projeto inspirado pelo espírito pois é o instrumento interfranciscano mais utilizado para vivenciar o Evangelho, aprofundar e renovar o carisma missionário da família franciscana e muito mais. De que se trata realmente é pouco nítido devido à extensão do título de CCFMC. Uma colaboradora honorária engajada formulou isso, duma forma muito concisa: “Viver franciscanamente – hoje”, é verdadeiramente isso de que se trata.

Naturalmente, resta para todos os nossos esforços o que Francisco disse, no fim da sua vida: “Irmãos (e irmãs) comecemos e sejamos mais perfeitos, pois, até agora, bastante pouco progredimos!”

Andreas Müller OFM

Extraído de http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/cbcmf-news/2011/2011_01_News.shtml acesso em 10 fev. 2011.
Foto: Altar na Casa de Retiros dos Franciscanos em Tarata, Bolívia / fotografia de Jim McIntosh. Tarata, 2010. Disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Franciscans_in_art_.jpg acesso em 10 fev. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox