Arquivo do blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O QUE ACONTECE?














O QUE ACONTECE?

O que acontece dentro de uma pessoa que pratica o mal?

Tal pessoa foi criada para o Bem Eterno, todavia, se detêm nos bens transitórios, procurando neles uma felicidade que não existe por causa dos limites de nossa natureza. Desse modo, termina a vida presa à transitoriedade desses bens, amargando como ninguém a insatisfação dos mesmos, porque aqui, em nossa naturalidade é assim, nada nem ninguém permanece para sempre, e não há como contestar, porque tudo e todos se vão igualmente...
...

“E disse, Jesus, então ao povo: Guardai-vos escrupulosamente de toda a avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas”. (Lc 12,15).

Eis o que diz o Senhor: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína?” (Lc 9,25).

“Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados.” (Tiag 1,12-16).
...

O que acontece dentro de uma pessoa que faz o bem conforme a vontade de Deus?

De igual modo, tal pessoa também foi criada para o Bem Eterno, por isso, vê nos bens transitórios, dádivas de Deus para todos e desfruta dos mesmos sem apego algum, pois sabe que aqui tudo passa e nenhum desses bens levará consigo quando de sua partida deste mundo; por isso, sabe também que somente levará consigo os bens eternos: amor, bondade, fidelidade, paz, misericórdia, santidade, etc. Cultivados pela obediência, piedade, vida de oração e comunhão com a vontade de Deus pela prática dessas virtudes eternas...
...

“Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.     Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.” (Mt 6,19-21).

“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? “Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida”?

“E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?”

“Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt 6, 24-34).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.
...
Veredicto: “Ou dizeis que a árvore é boa e seu fruto bom, ou dizeis que é má e seu fruto, mau; porque é pelo fruto que se conhece a árvore. O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. O mau, porém, tira coisas más de seu mau tesouro”. (Mt 12,33.35).
...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox