Arquivo do blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

A CORREÇÃO FRATERNA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 18,15-20)(15/8/18).

Caríssimos, a paz interior é fruto da graça santificante, da comunhão com o Senhor e entre nós seus filhos e filhas; mas nem sempre encontramos em nosso meio alguém sempre disposto à cultivá-la, isso é, vivê-la sem nunca deixar de fazê-lo. À estes exorta São Paulo: "Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus."

Porque, de fato, é preciso levarmos em conta que a eternidade que temos pela frente, nós a estamos vivendo desde já; por isso, no Evangelho de hoje, Jesus nos ensina a correção fraterna como meio mais eficaz para conservarmos a unidade e a paz, pois sem unidade não existe paz alguma entre nós. É bem como meditamos na Carta aos Hebreus: "Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor."

Mas, o que é mesmo a correção fraterna de que nos falou o Senhor? Vejamos: "Irmãos, se alguém for surpreendido numa falta, vós, que sois animados pelo Espírito, admoestai-o em espírito de mansidão. E tem cuidado de ti mesmo, para que não caias também em tentação! Ajudai-vos uns aos outros a carregar os vossos fardos, e deste modo cumprireis a lei de Cristo. Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo."

Portanto, caríssimos, não somos fiscais uns dos outros, mas sim, irmãos que professam a mesma fé, por isso, devemos nos respeitar mutuamente, compreender e perdoar, evitando todo tipo malidecência ou palavras que causem transtorno ou desentendimento, pois o céu é a morada daqueles que promovem a paz, como disse o Senhor: “Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox