Arquivo do blog
-
▼
2018
(246)
-
▼
agosto
(26)
- PRUDÊNCIA & IMPRUDÊNCIA... AS DEZ VIRGENS...
- O BOM E O MAU SERVO...
- A INCOERÊNCIA É MÃE DA HIPOCRISIA E DA CEGUEIRA ES...
- AI DE VÓS ESCRIBAS E FARISEUS HIPÓCRITAS...
- SENHOR, TU TENS AS PALAVRAS DA VIDA ETERNA...
- NEM TODO O QUE ME DIZ SENHOR, SENHOR...
- MARTÍRIO DE SÃO BARTOLOMEU...
- MARIA SANTÍSSIMA, MÃE E RAINHA DO CÉU E DA TERRA....
- A PORTA EXTREITA DA SAVAÇÃO...
- O VERDADEIRO TESOURO...
- SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS...
- O INOCENTE VENCE SEMPRE...
- A VOCAÇÃO MATRIMONIAL...
- QUANTAS VEZES DEVO PERDOAR AOS MEUS IRMÃOS?
- A CORREÇÃO FRATERNA...
- MÁRTIRE DA CARIDADE - SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE
- EU SOU O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU...
- SANTA CLARA DE ASSIS
- A PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO...
- UMA QUESTÃO DE FÉ E HUMILDADE...
- JESUS CAMINHA SOBRE AS ÁGUAS...
- FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR...
- JESUS NA SINAGOGA DE NAZARÉ...
- A PARÁBOLA DOS PEIXES BONS E RUINS...
- ABORTO NÃO...
- O TESOURO E A PÉROLA PRECIOSA...
-
▼
agosto
(26)
sábado, 11 de agosto de 2018
SANTA CLARA DE ASSIS
PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 17,14-20)(11/8/18).
Caríssimos, Jesus no Evangelho de hoje nos ensina que a fé não tem medida porque é um dom do Espírito Santo e que por ela tudo alcançamos; todavia, essa mesma fé requer coerência e disciplina religiosa para atingir seu objetivo, por meio do jejum e da oração; em outras palavras, não é uma questão litúrgica, uma vez que os Apóstolos usaram o ritual, as palavras certas e a oração, mas, como disse o Senhor, lhes faltou a fé e sua autoridade, traduzidas em convicção plena.
Com efeito, vivemos num mundo dominado pelos vícios e por todos os pecados que nos afastam de Deus, e por isso, lutamos no campo dominado pelo inimigo, onde ele sabe muito bem como nos derrotar; todavia, para não sermos presas de seus intentos, precisamos das armas espirituais que Jesus nos indicou, fé, jejum, oração e disciplina interior, para assim vencermos todas as batalhas. No entanto, fiquemos certos, o Senhor estará sempre conosco, só precisamos permanecer fiéis aos seus ensinamentos, pois a nossa fidelidade nos mantém em permanente comunhão com Ele.
Caríssimos, hoje nós franciscanos celebramos a Solenidade de Santo Clara, co-fundadora com São Francisco de nossa Ordem. De Santa Clara, podemos afirmar que realmente deixou tudo por amor a Cristo, e a Ele dedicou, como São Francisco, toda a sua vida para viver intensamente o Santo Evangelho como Regra de sua consagração. Seu exemplo de oração, de fé e disciplina religiosa à põe entre as grandes santas da Igreja, por isso, sua vida e seus escritos são fontes de inspiração para tantas jovens que seguindo a sua via de perfeição consagram para sempre suas vidas ao Senhor.
Conclusão: O que mais chama a atenção na vida dos homens e mulheres que seguiram Cristo é o amor e o serviço que prestaram à Ele para a salvação eterna das almas. Pois a fé e os dons do Espírito Santo e todas as graças derramadas, são iguais para todos, a única diferença é a dedicação com que viveram sua consagração ao Senhor. Com isso, podemos afirmar sem dúvida alguma que Santa Clara e São Francisco de Assis, são e continuarão sendo modelos perfeitos de fé e de entrega total a Deus, para todas as gerações.
Santa Clara e São Francisco, rogai por nós...
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário