Arquivo do blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

A REDENÇÃO DA CRIAÇÃO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Mt 11,11-15)(13/12/18)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, a graça de Deus se faz presente em tudo quanto existe, e a vida é essa grande graça em toda a criação; por isso, entendemos, que todas as coisas foram criadas em função do ser humano, porque ele se sobressai sobre as demais.
.
Pensando bem, o que seria da criação natural sem a presença humana nela? Mas, o que seria de tudo isso sem a presença de Deus que à tudo governa? Todavia, pergunta-se: por que existe, então, esse desequilíbrio na criação? Por falta de correspondência ao amor de Deus por nós, visto que sua bondade se faz presente em todas as suas criaturas, até mesmo naquelas que negam a sua existência.
.
O fato é que, posta a criação que aqui está, se faz jus acreditar que, não obstante o desequilíbrio causado pelo pecado dos anjos e dos homens, o Senhor não deixará de levar a bom termo a sua obra que teve princípio em seu Filho, Jesus Cristo (cf. Jo 1,1-3) e que chegará à sua plenitude nele (cf 1Cor. 15,24-28). Portanto, nada nem ninguém impedirá que a obra do Senhor chegue ao fim que Ele determinou em sua benevolência (cf. Ap 21,5).
.
Aliás, todos os acontecimentos que se deram e que se darão, foram revelados por Deus antes, por isso, nada escapa de seu juízo (cf. Mt 25,31-46). Com efeito, para completar a sua obra, depois da primeira vinda de Cristo, foi enviado o Espírito Santo Paráclito (cf. Jo 16,3) que capacita os redimidos para se porem à serviço da salvação de todos que se dispõem para ela (cf. At 1,8).
.
O Evangelho de hoje traz uma revelação de como será o devir das almas redimidas, fazendo uma comparação entre São João Batista, "o maior dentre os filhos dos homens aqui nascidos," e o menor dos redimidos no Reino dos céus: "Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele."
.
Conclusão: "Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz. Pois, se Deus não poupou os anjos que pecaram"; também não poupará os homens que não se arrependem, e insistem permanecer no pecado mesmo conhecendo as suas consequências, pois já as experimentam em si mesmos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox