Arquivo do blog

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

ANUNCIAÇÃO DE SÃO JOÃO BATISTA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,5-25)(19/12/18)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, ao longo da história humana inúmeras vezes Deus realizou seus prodígios, por meio de seus escolhidos, para salvar os homens da tragédia do pecado que haviam cometido pela desobediência à Ele que tudo criou por amor. Essas intervenções do Senhor se chama teofania, que são ações diretas suas, claramente perceptíveis por serem inusitadas, visto que somente Ele as pode realizar com a cooperação de seus enviados, isto é, de seus anjos e santos.
.
Foi assim na primeira leitura de hoje com o nascimento de Sansão, anunciado pelo anjo a Ana que era estéril, mas que pela graça do Senhor o trouxe ao mundo mudando a história do povo eleito, libertando-o do domínio dos seus inimigos. Foi assim também no Evangelho de hoje com anunciação de João Batista filho de Zacarias e Isabel que, por causa da idade avançada eram incapazes de terem filhos, mas que pela intervenção do Senhor geraram o precursor do Cristo, Filho de Deus vivo, nascido do casto seio de Maria.
.
Vejamos, então, as virtudes dos escolhidos do Senhor que cooperaram com Ele para a realização dos seus desígnios de amor. A respeito de Zacarias, sacerdote do Senhor e Isabel, da descendência de Aarão, escreveu São Lucas: "Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor." Ou seja, eram pessoas de profunda comunhão com o Senhor, por isso, facilmente se dispuseram para o servir.
.
Caríssimos, felizes de nós que por causa da disponibilidade desses servos e servas de Deus que nos antecederam, é que nós temos hoje o Senhor conosco por Sua Palavra e por Sua presença real na Santa Eucaristia, o verdadeiro alimento da vida eterna. Por isso, Jesus disse: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram” (Mt 13,16-17).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox