Arquivo do blog

domingo, 30 de dezembro de 2018

FESTA EM HONRA DA SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ...


Homilia da Festa da Sagrada Família (Lc 2,41-52)(30/12/18)
.
Caríssimos, a família humana é a célula mãe da sociedade e naturalmente o fundamento da vida, por isso, é sagrada, por ser obra das mãos de Deus de quem recebeu tamanha dignidade; ela é tão importante na obra da criação que Deus mesmo se fez homem gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria no seio da Sagrada Família de Nazaré.
.
Com efeito, a família humana é também chamada de igreja doméstica porque é o espaço sagrado onde Deus se faz presente em nosso meio; é nela que o conhecemos, o amamos, o adoramos e bendizemos. Fora da dela não passamos de ovelhas dispersas, perdidas, sem arrimo. Ser família é sentir-nos amparados, protegidos, com um referencial preciso que identifica a nossa origem. Como é bela uma família unida onde vemos a presença de Deus uns nos outros, onde o que temos partilhamos, realizando assim a vontade do Senhor.
.
Ora, mas porque a família hoje vive mergulha numa crise de identidade à ponto de ser destruída? Por causa da maldade dos homens que inceriram nela ideologias perversas contrárias em tudo à Lei de Deus. Com isso, a unidade familiar deu lugar às mais terríveis lutas fratricidas, por conta de disputas materiais em detrimento do amor entre filhos e descendentes.
.
Conclusão: Vejamos agora o exemplo da Sagrada Família de Nazaré nas palavras de São Paulo VI: "A Sagrada Família de Nazaré nos ensina o que é a família, sua comunhão de amor, sua beleza simples e austera, seu caráter sagrado e inviolável; aprendamos da Sagrada Família de Nazaré o quanto a formação que recebemos é doce e insubstituível: aprendamos [também] qual é sua função primária no plano social."
.
Oremos: "Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes, para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox