Arquivo do blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

A VISITAÇÃO DE MARIA À ISABEL...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Lc 1,39-45)(21/12/18).
.
Caríssimos irmãos e irmãs, tudo o que acontece no mundo por inspiração de Deus é para que se cumpra a Sua Santa Vontade em vista de nossa salvação; por isso, não podemos separar os acontecimentos humanas das graças de Deus, porque se o fizermos sem dúvida alguma seremos derrotados. Em outras palavras, vivemos no mundo visível, sustentados pelo mundo metafísico que nos envolve, porém, nada acontece por acaso, tudo depende das decisões pessoais ou coletivas que tomamos; à isso, chamamos de livre arbítrio.
.
Todavia, nada nem ninguém poderá impedir que a vontade soberana do Senhor se cumpra, pois sem o seu querer nada pode subsistir para além do que foi determinado, porque tudo o que existe naturalmente e espiritualmente depende sempre do Senhor que tudo criou por amor. Fora disso não existe nenhuma perspectiva de felicidade temporal ou eterna. Com efeito, bom mesmo é saber que em Deus temos tudo e nada nos falta para que a nossa felicidade seja completa (cf. Sl 22).
.
Com efeito, a celebração do Natal do Senhor, é, na verdade, a sua manifestação no tempo e em nossa história, para nos fazer participantes de sua natureza divina e de sua gloria. Ou seja, Deus Eterno e Todo Poderoso assume nossa condição de mortalidade, causada pelo nosso pecado, para nos fazer participantes de Sua imortalidade pelo perdão que nos concede.
.
Caríssimos, a Igreja na liturgia de hoje celebra a visitação de Maria à sua prima Isabel; ora, assim que o Anjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus, anunciou também a gravidez de Isabel; ao que a Santíssima Virgem Mãe imediatamente se pôs à caminho para ajudá-la em suas necessidades, pois era avançada em idade. Assim compreendemos que os acontecimentos divinos se dão dentro dos acontecimentos humanos e desse modo o Senhor renova todas as coisas.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox