Arquivo do blog

domingo, 9 de dezembro de 2018

O TEMPO E O QUE NELE VIVEMOS...


Homilia do 2°Dom do Advento (Lc 3,1-6)(09/12/18)
.
Caríssimos, o tempo e o que nele vivemos é uma preparação para o devir eterno que se aproxima a cada passo dado rumo ao infinito do amor de Deus. São Paulo na primeira leitura de hoje se referindo a essa preparação, escreveu: "Peço a Deus que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, para discernirdes o que é o melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus."
.
De fato, a santidade da vida é o fundamento da fé que praticamos. São Pedro em sua primeira carta também se refere à isso, dizendo: "A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos, em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo’. Ora, Se invocais como Pai aquele que, sem distinção de pessoas, julga cada um segundo as suas obras, vivei com temor durante o tempo da vossa peregrinação."
.
No Evangelho de hoje São João Batista anunciando a vinda dos Messias, alerta à todos para a necessidade do batismo e da conversão: "Ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas."
.
Conclusão: Caríssimos, desse modo compreendemos que a vinda de Cristo Jesus é a última etapa da obra da criação até que chegue a sua plenitude. Portanto, nos preparemos para não sermos pegos de surpresa, pois, como escreveu São Paulo: "Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox