Arquivo do blog

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

A CURA DE UM LEPROSO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 5,12-16)(11/01/19).

Caríssimos irmãos e irmãs, a oração que fazemos é um encontro com o Senhor, um diálogo filial, uma interação espiritual, onde falamos com Ele, mas também o escutamos; ocorre que muitas vezes só nós falamos, e ainda por cima com pressa e a mente cheia de distrações; por isso, nada escutamos além do barulho de nossas mentes. E o resultado é uma oração sem frutos, confusa, estéril.
.
No Evangelho de hoje, um leproso vem ao encontro de Jesus e lhe dirige uma prece que, na verdade, é uma belíssima catequese sobre o dom da oração. Ora, nos chama a atenção sua postura orante: "Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés." Ou seja, oração é isso, abandono, entrega, confiança de alguém que se abre para dar o que tem ainda que seja os limites de sua contingência, que no caso desse homem, era a lepra que carregava no corpo e na alma.
.
Outra atitude dele que nos leva a refletir, é que sua oração não era uma exigência, mas um ato de dependência, ou seja, de alguém que se entrega e simplesmente espera a resposta: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Ora, tal oração comove até mesmo quem não tem a mesma sensibilidade de Jesus, pois, sua cura serviu de testemunho para muitos se aproximarem do Senhor: "Numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades."
.
Conclusão: Caríssimos, a vida vivida na presença de Deus tem na oração o espaço sagrado onde o encontramos e nele permanecemos para assim obtermos a sua misericórdia e todas as graças que precisamos, pois foi isso que o Senhor nos ensinou: "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito."
(Jo 15,7).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox