Arquivo do blog

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 3,22-30)(28/01/19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, nenhuma criatura existir em si e por si mesmo, muito menos fora do Senhor que nos criou por amor. Ora, porque Deus é Eterno, tudo criou para a eternidade, mesmo o tempo e tudo o que nele se encontra; é esse o grande mistério que nos desafia à todo instante. O fato é que, frequentemente o ser humano sofre a tentação de querer limitar o que não tem limite, principalmente em se tratando da fé; e quando não consegue o que quer, geralmente condena os que não são de acordo com o que pensa.
.
A liturgia de hoje trata do pecado contra o Espírito Santo, para o qual não existe perdão nem neste mundo nem no vindouro. O fato é que, quem comete este pecado, tem plena consciência do mal praticado contra Deus, contra o próximo e contra si mesmo, e por causa disso, nunca se arrepende.
.
Então, o que é esse pecado e como se comete ele? Trata-se da blasfêmia contra o Espírito Santo. É uma espécie de rejeição à terceira Pessoa da Santíssima Trindade; e isso acontece quando a alma perde toda noção do Sagrado por se encontrar imersa nas insídias do maligno passando a viver como ele. Ou seja, a alma desligada de Deus, perde todas as suas graças, entre elas o santo temor, a contrição do coração e a esperança da salvação eterna. Desse modo, começa a atribuir a Deus o que em Deus não existe, ou seja, o mal.
.
Conclusão: Caríssimos, esse pecado além de ser uma grande ofensa a Deus, é também uma terrível tragédia para as almas que o cometem, pois nele não existe bem algum. Portanto, que nenhuma criatura se arvore em querer julgar o Senhor, pois Ele nos ama, e por isso nos dá a vida, nosso bem mais precioso; aí daqueles que o rejeitam e o acusam como se fosse culpado pelos males advindos dos nossos pecados.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox