Arquivo do blog

domingo, 13 de janeiro de 2019

FESTA DO BATISMO DO SENHOR...


Homilia da Festa do Batismo do Senhor (Lc 3,15-16.21-22)(13/01/19)
.
Caríssimos, hoje a Igreja celebra a Festa do Batismo do Senhor. Com efeito, Seu Santo Batismo é repleto dos sinais que nos leva à compreender o cerne desse Sacramento, pois Jesus é Deus e pede o Batismo para santificar a água e todos os que forem batizados, cumprindo assim toda a justiça; para enviar o dom do Espírito Santo ao coração dos neos (novos) batizados e os fazer participantes de sua natureza divina por meio do Seu Corpo Místico, a Igreja.
.
Eis, então, os sinais significativos do Santo Batismo do Senhor e também do nosso: o céu se abre, visto que estava fechado por causa do pecado; o Espírito Santo desce sobre Jesus em forma de pomba, símbolo da reconciliação e da paz que o Senhor nos traz; o Pai se faz ouvir à todos por sua teofania, ou seja, sua ação direta: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.
.
Caríssimos irmãos e irmãs, no coração de uma pessoa batizada não existe espaço para a dúvida ou para o medo, porque recebeu o dom do amor de Deus, o Espírito Santo, Paráclito. De fato, como escreveu São João: "Deus é amor e quem ama permanece em Deus e Deus permanece nele." "Conservemos, então, sempre viva a memória do nosso Batismo. Alí estão as raízes de nossa vida em Deus, as raízes de nossa vida eterna!"
.
Oremos: "Deus eterno e todo-poderoso que, sendo o Cristo batizado no Jordão, e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." Amém!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox