Arquivo do blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

OS CRITÉRIOS DA FÉ...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 2,18-22)(22/01/19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, os critérios da fé são divinos e não humanos, isso quer dizer que a fé é dom de Deus e que por ela tudo é possível, porque em Deus não existe limites. Ora, Jesus mesmo nos ensinou isso: "Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai."
.
Contudo, para que isso aconteça, precisamos viver os critérios da fé segundo o Espírito Santo que recebemos no batismo, e por meio da santa obediência aplicá-los ao nosso viver para que seus efeitos apareçam, como nos ensinou o Senhor: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei."
.
Com efeito, caríssimos, a liturgia de hoje muito nos chama a atenção, porque por ela o Senhor nos mostra o quanto erramos quando impomos os nossos critérios para crer, sobrepondo com isso os critérios divinos, sufocando a ação do Espírito que deixa de agir por causa da dureza dos nossos corações. No Evangelho de hoje, Jesus é censurado pelos fariseus, porque os discípulos arrancaram espigas de trigo em dia de sábado para se alimentarem.
.
Ora, a lei do repouso sabático não é um fim em si mesma, mas um meio para se praticar todas as virtudes que promovem a vida e levam à santidade aqueles que as vivem com esse propósito. Desse modo, a resposta de Jesus contra a rigidez farisaica é um alento para as nossas almas: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox