Arquivo do blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

SAIU O SEMEADOR À SEMEAR...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 4,1-20)(30.01.19)
.
Caríssimos, o ser humano carrega consigo necessidades que, quando supridas com justiça, se tornam sinais da presença de Deus e de comunhão uns com os outros. De fato, a prática da fé nos faz viver na presença de Deus, nos faz amá-lo e sentir-nos amados por Ele em todos os sentidos de nossa vida.
.
Ora, se prestarmos bem atenção à prática da fé, percebemos que ela é a relação íntima entre o divino e o humano que encontra em Jesus Cristo, Deus e homem, perfeita harmonia; desse modo, falamos com Ele, mas também o escutamos, porque Nele vivemos, bem como nos ensinou: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada."
.
Na liturgia de hoje meditamos com a Parábola do Semeador, diz o texto: “Escutai! O semeador saiu a semear... Com efeito, os elementos constitutivos desta Parábola, são: o semeador, as sementes, os tipos de terrenos e os frutos. Ora, Jesus é o Semeador; suas Palavras são as sementes; os tipos de terrenos são as almas que as recebe; os frutos, porém, depende sempre de quem as recebe e de como as cultiva.
.
Conclusão: Caríssimos, a Palavra é o meio de comunicação mais eficaz que existe, por ela comunicamos as graças que de Deus recebemos e assim as multiplicamos. Todavia, se alguém não a usa com esse fim, ela se torna causa de perdição eterna para quem faz mal uso dela (cf. Mt 12,36-37). Portanto, precisamos dar total atenção à Palavra do Senhor, porque sem essa devida atenção, seremos apenas terrenos estéreis que nada produz além das ervas daninhas advindas da incoerência.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox