Arquivo do blog

sábado, 12 de janeiro de 2019

HUMILDADE E OBEDIÊNCIA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 3,22-30)(12/01/19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, Deus é Único autor e Senhor de todas as coisas, à Ele todas as criaturas devem o ser e o existir em meio à criação; sem Ele nada subsiste, e quem não vive em comunhão com a Sua vontade, se desliga do Seu amor, perdendo totalmente o sentido de ser, se destinando ao caos eterno que cultivou. Porém, enquanto a humanidade aqui existir, haverá sempre esperança e nem tudo está perdido, pois, Sua Divina Misericórdia é o porto segura para as almas que desejam serem salvas.
.
São Paulo, se referindo a isso, escreveu: "Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção. A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! Portanto já não és escravo, mas filho. E, se és filho, então também herdeiro por Deus."
.
Ora, São João, na primeira leitura de ontem, nos deu exatamente o entendimento do que significa essa vinda de Jesus, disse ele: "Aceitamos o testemunho dos homens. Ora, maior é o testemunho de Deus, porque se trata do próprio testemunho de Deus, aquele que ele deu do seu próprio Filho. E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus."
.
Caríssimos, no Evangelho de hoje, São João Batista compreendeu perfeitamente qual era a finalidade de sua missão, e quando desafiado à se opor à missão de Jesus, respondeu: "Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua”.
.
Ora, o nome dado à esta postura de São João Batista, é: obediência sem limites, humildade à toda prova, ou seja, é a mesma postura de Maria Santíssima quando da encarnação do seu Filho, nosso Senhor, Jesus Cristo: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox