Arquivo do blog

sábado, 2 de fevereiro de 2019

FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 2,22-40)(02.02.19)
.
Caríssimos, a Igreja hoje celebra a apresentação do menino Jesus no templo; essa festa nos revela de modo especial a dinâmica do encontro com o Senhor, Ele que nos ilumina com a sua luz eterna, para que o sigamos fielmente rumo ao encontro com o Pai. Ora, encontrar Jesus neste mundo é encontrar a felicidade eterna, como vimos acontecer com Maria, José, Simeão, Ana, os Apóstolos e todos que o seguiram.
.
Meditemos, então, como se dá essa dinâmica do encontro com o Senhor. Da parte de Maria Santíssima é mais do que um encontro, é união mística da criatura com o Seu criador que quis nascer de seu ventre por obra e graça do Espírito Santo; da parte de José é acolhida paterna, pois, o adotou como seu Filho conforme o anjo lhe dissera e assim o apresenta no templo juntamente com Maria a sua Mãe.
.
Da parte de Simeão é encontro profético, pois foi escolhido por Deus para apresentá-lo no templo como sacerdote, vítima e altar, e assim profetizar os acontecimentos futuros, iluminado pela Luz do Espírito Santo. Da parte de Ana, é coroamento por toda sua vida dedicada ao serviço do Senhor. Por isso, ao encontrá-lo pessoalmente, o anuncia de imediato à todos que o esperavam.
.
Conclusão: Caríssimos, só é livre neste mundo àqueles que são conduzidos pelo Espírito do Senhor (cf. 2Cor 3,17; Rm 8,12-14), como vimos acontecer com Simeão e Ana que encontraram a Sagrada Família no templo e confirmaram sua fé e esperança na vinda do Messias. Ora, Simeão e Ana representam a humanidade que espera em oração a sua segunda Parusia.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox