Arquivo do blog

sexta-feira, 7 de junho de 2019

PEDRO, TU ME AMAS? APASCENTA O MEU REBANHO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 21,15-19)(07.06.19)
.
Caríssimos, servir ao Senhor com alegria é ama-lo incondicionalmente e dar a própria vida por Ele, como vimos nesse encontro de Jesus com Pedro no Evangelho de hoje. Aliás, todos aqueles que se dispõem a servir ao Senhor o fazem sabendo o quanto precisam negar à si mesmos para que se cumpra somente a sua vontade no serviço que lhe prestam.
.
De fato, nessa liturgia de hoje vemos ao mesmo tempo a fraqueza e o soerguimento de Pedro diante do Senhor à quem ele amava, pois, antes da paixão e morte, Pedro o havia negado três vezes como fora predito pelo Senhor. Todavia, após a ressurreição, Pedro experimenta o perdão do Senhor que o confirma para estar à frente do seu rebanho.
.
Com efeito, conviver com Jesus Ressuscitado como Pedro o fez e receber dele a missão que recebeu e cumpri-la até o fim, é confirmar esse amor incondicional e também sentir-se amparado mesmo sabendo que será martirizado como o Senhor o previniu. De fato, o Senhor lhe pediu que confirmasse seu amor cuidando de suas ovelhas; e Pedro o fez, entregando-se totalmente ao seu servico, pois, o amor Redentor requer abnegação, determinação e a entrega de toda vida.
.
Conclusão: Caríssimos, "O Evangelho de Mateus traça e especifica a missão pastoral de Pedro na Igreja. [...] «Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja» (16,18). Lucas põe em evidência que Cristo recomenda a Pedro que confirme os irmãos, mas ao mesmo tempo dá-lhe a conhecer a sua fraqueza humana e a sua necessidade de conversão (22,32). Portanto, o seu ministério é um ministério de misericórdia, nascido de um ato de misericórdia de Cristo."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox