Arquivo do blog

segunda-feira, 24 de junho de 2019

SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,57-66.80)(24.06.19)
.
Caríssimos, hoje a Igreja celebra solenemente o nascimento de São João Batista, precursor do Messias esperado pelo povo de Israel e por toda humanidade. O nascimento de um Profeta se dá sempre pela via da graça de Deus, porque é a realização de sua vontade; e São João Batista não foge à esse regra; de fato, ele é um marco na história da salvação, pois, fecha o Antigo Testamento e abre o Novo com o anúncio da chegada de Jesus.
.
Assim como Cristo, João também foi anunciado por um anjo e ainda no ventre de sua mãe, Isabel, recebeu a visita do Senhor presente no ventre de Maria Santíssima e ficou cheio do Espírito Santo, ou seja, João já nasceu santo, como Jesus mesmo disse: "Dentre os nascidos de mulher não um há maior que João. Entretanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele." Em outras palavras, o Senhor revela ao mesmo tempo a grandeza da missão de João e o resultado final de sua vinda que é a realização do Reino de Deus e da sua justiça
.
"Com efeito, quando João já anunciava o Senhor, perguntaram-lhe: Quem és tu? (Jo 1,19). E ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto (Jo 1,23). João é a voz; o Senhor, porém, no princípio era a Palavra (Jo 1,1). João é a voz no tempo; Cristo é, desde o princípio, a Palavra eterna. Tudo isto são coisas divinas, que ultrapassam a limitação humana." (Sto Agostinho).
.
Conclusão: Caríssimos, viver em comunhão com o Senhor como São João Batista vivia, é dar a vida por Ele como João o fez. Porém, como fazer isso também em nosso tempo? O Senhor mesmo responde: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á." (Mc 8,35).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox