Arquivo do blog

domingo, 9 de junho de 2019

SOLENIDADE DE PENTECOSTES...


SOLENIDADE DE PENTECOSTES (Jo 20,19-23)(09.06.19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, hoje a Igreja celebra o seu maior acontecimento depois da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo, que é a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria Santíssima no Cenáculo de Jerusalém. Assim narra São Lucas esse acontecimento: "Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.Todos ficaram cheios do Espírito Santo."
.
No Evangelho de hoje Jesus sopra sobre os Apóstolos o dom do Espírito Santo e lhes mostra qual a missão a ser cumprida sob sua direção: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. Ou seja, doravante a obra da salvação se dá pela ação do Espírito Santo neles e por meio deles e seus sucessores.
.
Em outra passagem do Evangelho de São João, disse o Senhor: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós." Ou seja, a ausência física de Jesus é assim substituída pela permanente presença do Espírito Santo que continuará sua obra salvífica.
.
Conclusão: Caríssimos, como vimos a cima, o envio do Espírito Santo da parte do Pai se dá mediante a intercessão de Jesus, e como Ele mesmo disse: "Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito." Portanto, é o Espírito Santo quem recebe Jesus e o Pai em nossas almas pela obediência à Sua Palavra para sermos santos como Ele é Santo.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox