Arquivo do blog

segunda-feira, 3 de junho de 2019

NO MUNDO HAVEIS DE TER AFLIÇÕES, CORAGEM EU VENCI O MUNDO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,29-33)(03.06.19)
.
Caríssimos, a Igreja hoje celebra a memória dos mártires africanos São Carlos Lwanga e seus companheiros que deram a vida por causa do testemunho do Evangelho. Ora, mesmo em meio à toda maldade presente neste mundo por parte daqueles que desobedecem a Deus, nada pode impedir que a vontade do Senhor se realize em toda sua plenitude, para isto Ele enviou o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, a fim de nos santificar por meio do Seu Sacrifício de cruz em expiação dos nossos pecados.
.
No Evangelho de hoje ouvimos o Senhor falar sobre a paz que Ele nos dá em meio às tribulações que sofremos neste mundo: "Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!” Ora, discorrendo sobre isso, escreveu São João da Cruz: "Em todos os acontecimentos, por mais deploráveis que sejam, devemos regozijar-nos em vez de ficarmos tristes, para não perdermos o bem mais precioso, a paz e a tranquilidade da alma."
.
E continua ele: "Tende atenção em conservar o vosso coração na paz; que nenhum acontecimento deste mundo o perturbe; pensai que tudo acaba aqui em baixo. Mesmo que aqui em baixo tudo se desmoronasse e que todos os acontecimentos nos fossem adversos, seria inútil perturbarmo-nos, pois a perturbação causar-nos-ia mais danos do que proveito.
.
Suportar tudo com a mesma disposição e na paz não é apenas ajudar a alma a adquirir grandes bens, é também predispô-la a melhor avaliar as adversidades em que se encontra e a aplicar-lhes o remédio adequado. O céu é estável e não está sujeito a mudança. Do mesmo modo, as almas, por terem uma natureza celestial, são estáveis e não estão sujeitas a tendências desordenadas nem a nada desse gênero; de certo modo, assemelham-se a Deus, que é imutável."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox