Arquivo do blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

BENS TRANSITÓRIOS X BENS ETERNOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 10,17-27)(28/02/22)

Caríssimos, a riqueza material sempre foi uma fonte de atração por conta das vantagens que aparentemente oferece, por isso, um número incalculável de homens e mulheres desejam ser ricos pensando que todos os seus problemas serão resolvidos; e no entanto, no mais das vezes, tal riqueza tem sido uma fonte de infelicidade e perdição devido o apego que gera o hedonismo, egoísmo e tantos outros males, tornando a vida sem sentido, além do que, após a morte, nada de proveito poderão levar.

No Evangelho de hoje um homem rico se aproximou do Senhor Jesus e perguntou: "Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!”

Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” De fato, por essa resposta compreendemos que não basta somente o cumprimento formal dos mandamentos, uma vez que o seguimento do Senhor requer a renúncia de si mesmo e de todos os apegos para segui-lo livremente.

Com efeito, no seu colóquio com o homem rico, o Senhor Jesus usou quatro verbos decisivos que postos em prática nos faz seus verdadeiros discípulos: ir, vender, dar e seguir. Esses verbos quando impulsionados pela fé, nos une totalmente ao Senhor que por seu infinito amor nos conduz ao verdadeiro tesouro do céu, como Ele disse ao seu interlocutor: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!"

Portanto, caríssimos, no final desse episódio vimos que o homem rico teve a maior oportunidade da sua vida, ou seja, encontrar o Senhor Jesus e manter um diálogo com Ele; porém, porque pensou a partir da riqueza que possuía e não da que lhe foi prometida, decidiu não seguir o Senhor, por se apegar desordenadamente aos bens transitórios e não dar importância alguma aos bens eternos. 

Destarte, também o nosso encontro com o Senhor Jesus é sempre um aprendizado que nos leva à renúncia de nós mesmos e dos nossos apegos, pois, somente assim nos pomos totalmente disponíveis para segui-lo como único caminho que nos leva ao tesouro da vida eterna.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox