Arquivo do blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

"VAI EM PAZ, A TUA FÉ TE SALVOU"


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 7,24-30)(10/02/22)

Caríssimos, frequentemente ouvimos falar do dom da fé e do que esse dom de Deus pode realizar em nós e por meio de nós, pois, ele significa confiança inabalável no poder de Deus que age sempre em nosso favor, e para a nossa salvação. De fato, nas açãos missionárias do Senhor Jesus, seus sinais, milagres e prodígios, o que mais nos chama atenção é a resposta que Ele dá àqueles que vão ao seu encontro buscando libertação, perdão e a cura dos males que os aflinge: "Vai em paz, a tua fé te salvou."

Com efeito, o Senhor Jesus foi enviado pelo Pai como nosso Redentor, para permanecer em nosso meio interagindo conosco, visivelmente na sua primeira vinda na terra santa, e após a sua ressurreição, sensivelmente por meio dos Sacramentos, da sua Palavra e das ações que praticamos em seu Nome conduzidos pelo Espírito Santo no seio da Sua Santa Igreja.

Comentando este Evangelho de hoje, disse o nosso querido Papa emérito Bento XVI: "Também nós somos chamados a crescer na fé, a abrir e a acolher livremente o dom de Deus, a confiar e a clamar a Jesus: "dá-nos fé, ajuda-nos a encontrar o caminho!". É o caminho que Ele faz seus discípulos, a mulher cananéia e os homens de todos os tempos e povos, a cada um de nós, percorrer. 

A fé abre o nosso entendimento para conhecer e acolher a verdadeira identidade de Jesus, a sua novidade e singularidade, a sua Palavra, como fonte de vida, para viver uma relação pessoal com Ele. O conhecimento da fé cresce, cresce com o desejo de encontrar o caminho, e é finalmente um dom de Deus, que se revela a nós não como uma coisa abstrata, sem rosto e sem nome, mas a fé que responde a uma Pessoa, Jesus, que quer entrar em uma relação de amor profundo conosco e envolver toda a nossa vida.  

Por isso, o nosso coração deve viver cada dia a experiência da conversão, cada dia deve ver a nossa passagem do homem voltado para si mesmo, ao homem aberto à ação de Deus, ao homem espiritual (cf. 1 Cor 2, 13- 14), que se deixa interpelar pela Palavra do Senhor e abre a sua vida ao seu Amor." (Bento XVI - Angelus 14/8/2011).

Destarte, seguir o Senhor Jesus por meio das evidências da sua presença, é ter a certeza de que nunca estamos sozinhos, aconteça o que acontecer, Ele está sempre conosco, basta sermos fiéis à vontade do Pai que Ele nos ensina a fazer por meio dos exemplos dos santos e santas de todos os tempos e em especial da sua Mãe, Maria Santíssima.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox