Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

O CUIDADO COM OS SENTIDOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 9,41-50)(24/02/22)

Caríssimos, o nosso livre arbítrio é o poder de decisão que Deus nos deu em vista somente do bem de todos e nunca para a prática do mal. De fato, o poder natural que temos quando exercido por amor a Deus, torna-se uma dádiva inigualável, porque realiza os seus desígnios de amor para a salvação de todos. Todavia, quando exercido para oprimir e maltratar seus filhos e filhas, torna-se uma pedra de tropeço para quem o exerce.

Na primeira leitura são Tiago nos mostra que a riqueza acumulada leva a alma de tais acumuladores à total ruína e perdição eterna. Diz ele: "E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo!"

Com efeito, essa linguagem parece muito severa, todavia, ela é uma antecipação do que acontecerá no juízo final, em que não se terá mais o livre arbítrio, e por isso, não se pode voltar atrás nas decisões tomadas em vista do mal, porque, uma vez praticado, ele fica registrado na alma e não tem como apagar, isto porque o tempo do arrependimento e da conversão termina com o último respiro, restando apenas a justa sentença que será pronunciada contra os que se deram às práticas maléficas.

No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus disse: "Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”.

De certo, nessa passagem o Senhor Jesus nos alerta para o bom uso dos sentidos, pois, mesmo que percamos parte deles evitando o mal procedimento, essa disciplina necessária nos mantém em estado de graça e nos livra da condenação eterna ao fogo do inferno. Ou seja, não se trata de cortar os membros físicos, mas sim o mal uso deles. 

Portanto, caríssimos, para bom entendedor meia palavra basta, ou seja, o Senhor Jesus está nos dizendo claramente: usa os dons que Deus te deu somente para o bem, porque esta é a sua vontade. Destarte, felizes são todos aqueles que fazem de sua vida uma expressão da Presença de Deus neste mundo pela prática das virtudes e dos dons que Dele receberam em vista da salvação de todos.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox