Arquivo do blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

OS SENTIDOS E O DOM DA FÉ...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 6,53-56)(07/02/22)

Caríssimos, os sentidos nos foram dados para sintírmos bem e nos tornarmos agradáveis para com todos; ocorre que nem sempre são usados com essa finalidade, pelo contrário, muitos os usam para o mal, estragando com isso, os dons que de Deus receberam somente para a prática do bem. Ora, essa liturgia de hoje nos ensina como usa-los de acordo com a finalidade a que foram destinados pelo Senhor, para não destruirmos a nossa vida e nem a dos outros; mas isso só é possível mediante a prática sincera da fé.

Eis como são João se expressa sobre o uso dos sentidos no encontro com o Senhor: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida – porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou –, o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco." (1Jo 1,1-3).

Com efeito, no Evangelho de hoje vemos um fato verdadeiramente extraordinário, como narra são Marcos: "Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados."

De certo, o Senhor Jesus veio a este mundo com a missão de fazer conhecida a Vontade do nosso Pai celestial, revelar o seu Reino e anunciar o mandamento do amor, como Ele mesmo nos ensinou: "Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisso todos conhe­cerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. E isso significa a libertação de todos os vícios e de todos os males.

Portanto, caríssimos, é este o verdadeiro sentido da nossa fé, conhecer, amar e seguir o Senhor Jesus no seio da Sua Santa Igreja, pela vivência dos Sacramentos que são sinais sagrados pelos quais Ele age diretamente nas nossas almas nos dando todas as graças e bênçãos a fim de que sejamos libertados do pecado e de todos os males que o pecado gera. 

Destarte, a vida sacramental nos mantém em plena comunhão de amor com o Senhor Jesus e entre nós, que com Ele interagimos pela oração pessoal e coletiva, pelo nosso testemunho de vida, e pela proclamação da Sua Palavra para que todos os homens e mulheres o conheçam e recebam Dele a vida eterna. 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox