Arquivo do blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

A FÉ QUE TOCA EM JESUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 5,21-43)(01/02/22)

Caríssimos, estamos acostumados com a nossa naturalidade e quando temos algum problema que foge ao nosso poder, logo nos sentimos impotentes e buscamos a solução naquilo que está ao nosso alcance ou então perdemos a esperança, como se já não houvesse solução. No entanto, esta liturgia de hoje nos mostra que a fé no Senhor Jesus é um dom que recebemos de Deus e que nos faz transpor os limites da nossa incapacidade.

O Evangelho de hoje conta-nos dois episódios profundamente significativos, no primeiro deles o Senhor cura uma mulher que há doze anos sofria com uma hemorragia que não estancava, como narra o evangelista: "Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença." 

De fato, a atitude dessa mulher demonstra o que a fé é capaz de fazer quando nos aproximamos do Senhor Jesus a fim de toca-lo para além do problema que enfrentamos. Ela não levou em conta a multidão que a comprimia, nem os doze anos de sofrimento nas mãos dos médicos, mas somente a fé e a esperança de ser curada, e isso foi reconhecido pelo Senhor: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.

O segundo episódio trata da ressurreição da filha de Jairo, que era o chefe da Sinagoga, a quem o Senhor recomendou a mesma atitude de fé da mulher que havia sido curada um pouco antes, isto porque lhe trouxeram a notícia da morte de sua filha, de modo que pediram para não mais incomodar o Mestre, pois, diante da sua morte não havia mais nenhuma solução.

No entanto, disse o Senhor: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Ou seja, quem duvida da Palavra do Senhor e faz pouco caso dele não está apto para segui-lo, e por isso, não participa das maravilhas que ele realiza.

"Depois entraram no quarto onde estava a criança. Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados." Portanto, caríssimos, jamais podemos duvidar da Palavra do Senhor Jesus, porque é Palavra de vida eterna que se cumpre plenamente nos que Nele creem.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox