Arquivo do blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR...


 Festa da Apresentação do Senhor (Lc 2,22-40)(02/02/22)

Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Festa da Apresentação do menino Jesus no Templo; com efeito, Deus é um Pai muito cuidadoso, por isso, preparou a festa do Seu Filho, bem ao seu estilo, ou seja, com simplicidade e cheia de revelações a respeito do seu futuro e do futuro de sua mãe, Maria Santíssima. Para isso, enviou o justo e piedoso Simeão repleto do Espírito Santo com a missão de anunciar a sua chegada tão esperada pelo seu povo e por toda a humanidade.

Eis o cerne da narração desse episódio: "Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

"O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma". 

De certo, o que Deus anuncia por meio dos seus servos, Ele realiza pessoalmente, como vemos nas profecias de Amós e Isaías: "Porque o Senhor Javé nada faz sem revelar seu segredo aos profetas, seus servos." (Am 3,7). "Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão." (Is 55,9-10).

Portanto, caríssimos, ao enviar o Seu Filho Jesus como o Messias esperado, ao permitir o seu sacrifício de cruz e as dores de nossa Senhora, para nos libertar do pecado e do poder do inferno, e nos dar a salvação eterna, Deus revela o quanto nos ama e o quanto nos quer com Ele no Seu Reino. Cabe a nós acolhermos com amor tão grande dádiva que nos foi dada, por uma vida digna que revele a Sua Presença em cada um de nós. 

Destarte, peçamos ao Senhor Jesus para que sejamos cheios do Espírito Santo, como Maria Santíssima, são José, Simeão, Ana, os Apóstolos e todos os santos e santas que o seguiram fielmente dando a própria vida por Ele e pelo anúncio do Evangelho.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox