Arquivo do blog

sábado, 27 de abril de 2024

ACREDITAI-ME: EU ESTOU NO PAI E O PAI ESTÁ EM MIM


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 14,7-14)(27/4/24)

.

1. Caríssimos, a graça que temos da parte de Deus por meio do Seu Santo Espírito de anunciarmos Cristo visivelmente presente nos Sacramentos e claramente audível em sua Palavra, não se compara à nenhum outro anúncio que os homens façam. No entanto, nem sempre seremos escutados, e no mais das vezes seremos perseguidos e até mortos por causa do Seu nome, como vimos na primeira leitura.

.

2. Mas, por que isso acontece se anunciamos o Senhor Jesus ressuscitado que nos dá a vida eterna? Ora, precisamos compreender que quem está comprometido com o mal não aceita a Palavra da verdade que os leva à conversão e ao encontro com o Senhor. 

.

3. E isso se dá porque aquele que os domina não lhes permite; todavia, é preciso a perseverança dos santos para resistir a tais ações maléficas, e assim anunciar o Senhor Jesus com intrepidez à todos que estão destinados à salvação. Como vemos neste relato: "Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. (At 16,48b-49).

.

4. E qual a nossa atitude frente à esses opositores? É a mesma de Paulo e Barnabé, que seguiram o conselho do Senhor: "Se vos perseguirem numa cidade, fugi para uma outra. Pois, o discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão. 

.

5. Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao pai de família, quanto mais o farão às pessoas de sua casa!" (Mt 10,23a-25). E foi isso o que fizeram Paulo e Barnabé: "Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio." (At 16,51).

.

6. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos dá a garantia de que por sermos seus discípulos faremos obras maiores ainda que as suas, escutemos: "Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. 


7. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei." (Jo 14,12-14). Ou seja, fiquemos atentos ao disse o Senhor: "As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras." (Jo 14,10b).

.

8. Destarte, façamos atenção à estas palavras de Santo Irineu de Lyon: "Aqueles que veem a Deus terão parte na vida, porque o esplendor de Deus é vivificante. É por esta razão que Aquele que é esquivo, incompreensível e invisível Se oferece para ser visto, compreendido e captado pelos homens: para dar vida àqueles que O captam e O veem. 

.

9. Porque, se a sua grandeza é inescrutável, também a sua bondade é inexprimível; é por ela que Ele Se faz ver e dá vida àqueles que o veem. É impossível viver sem vida, e não há vida senão através da participação em Deus, que consiste em ver a Deus e gozar da sua bondade.

.

10. Assim, os homens verão a Deus para viverem, tornando-se imortais através dessa visão e chegando até Deus. Foi isso que foi anunciado figurativamente pelos profetas: que Deus será visto pelos homens portadores do seu Espírito, que esperam incessantemente a sua vinda, segundo o que Moisés diz no Deuteronómio: «Naquele dia veremos, porque Deus falará ao homem e ele viverá» (Dt 5,24).

.

11. Aquele que opera tudo em todos é invisível e inexprimível, no seu poder e na sua grandeza, para todos os seres por Ele criados; no entanto, não lhes é de modo algum desconhecido, pois todos aprendem, através da sua Palavra, que há um só Deus Pai, que contém todas as coisas e a todas dá existência, como diz também o Senhor: «Ninguém jamais viu a Deus; o Filho único, que está no seio do Pai, é que O revelou» (Jo 1,18).

.

(Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208), bispo, teólogo, mártir - Contra as heresias, IV, 20,5-7; SC 100).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox