Arquivo do blog

quinta-feira, 11 de abril de 2024

SENHOR JESUS, A TUA PALAVRA É VIDA ETERNA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA (Jo 3,31-36)(11/4/24)

.
1. Amados irmãos e amadas irmãs, aprendemos do Senhor Jesus que, uma vez renascidos da água e do Espírito Santo, pertencemos a Ele e para Ele devemos viver, e tudo fazer para a salvação das almas e o louvor de Sua glória. 
.
2. Por isso, fundamentados nesses dois objetivos, nada temos a temer, visto que o Espírito Santo nos ajuda a cumprir essa nossa missão, como vimos na primeira leitura: "E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. (At 5,32).
.
3. A respeito das perseguições eis o que disse o Senhor: "Mas, antes de tudo, vos lançarão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença dos reis e dos governadores, por causa de mim. 
.
4. Isto vos acontecerá para que vos sirva de testemunho. Gravai bem no vosso espírito de não preparar vossa defesa, porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários." (Lc 21,12-15).
5. No Evangelho de hoje São João nos revela que o Senhor Jesus veio da glória do Pai para nos resgatar e nos ensinar como devemos viver a nossa filiação adotiva na sua presença mantendo nossa comunhão com Ele e entre nós. Pois, Ele fala a linguagem do Pai e nos dá o Espírito sem medida. 
.
6. Bem como Ele mesmo disse: "O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”. (Jo 3,35-36).
.
7. Portanto, caríssimos, somos obras das mãos de Deus e todos fomos dotados da fé para acolher o Senhor Jesus, Palavra Eterna do Pai, pois Deus é Eterno e tudo criou para a eternidade. Destarte, não acolher o Filho de Deus e a sua mensagem salvífica, se constitui o grande pecado da humanidade; e é por isso que muitos se perderão por rejeitarem a salvação que Ele veio trazer.
.
8. Rezemos com Santo Agostinho esta belíssima oração: "Senhor meu Deus, luz dos cegos e força dos fracos, mas também luz dos que veem e força dos fortes, escuta a minha alma, ouve-a gritar do fundo do abismo (cf Sl 192,1). Pois se Tu não nos escutares do fundo do abismo, aonde iremos? A quem dirigiremos os nossos apelos?
.
9. "Teu é o dia, tua é também a noite" (Sl 73,16). A um sinal teu, todos os instantes desaparecem. Dá aos nossos pensamentos o tempo necessário para investigarem os recessos profundos da tua lei e não feches a porta àqueles que batem (cf Mt 7,7). 
.
10. A tua palavra é toda a minha alegria, a tua palavra é mais doce que uma torrente de volúpias. Concede-me que Te ame, porque o amor é um dom teu. Não abandones os teus dons, não desdenhes deste talo de erva sedento. 
.
11. Que eu proclame tudo quanto descobrir nos teus livros; faz-me «ouvir a voz dos teus louvores» (Sl 25,7). Possa eu beber da tua palavra e considerar as maravilhas da tua lei (cf Sl 118,18), desde o instante em que criaste o céu e a terra até ao momento em que partilhar contigo o reino eterno na cidade santa." (Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja - Confissões XI, 2, 3).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox