Arquivo do blog

domingo, 28 de abril de 2024

QUEM PERMANECE EM MIM E EU NELE ESSE DÁ MUITO FRUTO...


 Homilia do 5°Dom da Pascoa (Jo 15,1-8)(28/4/24). 

.
1 Amados irmãos e amadas irmãs, a comunhão com o Senhor Jesus e a permanência Nele nos faz seres puros, isto é, sem pecados, como Ele nos ensinou: "Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado." (Jo 15,3). Ou seja, o poder da Sua Palavra purifica as nossas almas, pois vem acompanhada de todas as graças necessárias para vivermos em estado de santidade. 
.
2. No Evangelho de hoje, o Senhor Jesus se compara a uma videira e o Pai a um agricultor; e essa sua videira está repleta de ramos, uns precisam de poda para que dêem muitos frutos; outros são galhos secos que serão arrancados e lançados no fogo onde perecerão, porque não viveram as graças tal qual as receberam. 
.
3. Aqui cabe uma bela reflexão, pois, todas as graças nos são dadas para vivermos sem pecado algum e não em pecado mortal, pois a santidade da Igreja é revelada por seus filhos e filhas que vivem segundo a Vontade de Deus Pai. 
.
4. Com efeito, o Senhor Jesus nos ensina que viver a vida divina recebida no batismo, significa permanecer em obediência à sua Palavra, escutemos: "Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim." (Jo 15,4).
.
5. Mas como se dá essa permanência no Senhor? Pela ação do Espírito em nossa vida de oração, nos Sacramentos que recebemos e pela vivência da fé que praticamos. Bem como nos ensina são João: "Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu." (1Jo 5,23). 
.
6. Escutemos, então, o Senhor: "Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (Jo 15,5). Ou seja, somos dependentes do amor do Senhor como os ramos são da videira; pois amar o Senhor assim é seguí-lo firmemente até o fim. 
.
7. Desse modo, nos são abertas as portas de sua divina misericórdia e tudo nos será dado, como Ele mesmo disse: "Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos." (Jo 15,7-8).
.
8. Comentando este Evangelho, disse o Beato Columba Marmion: "Em Jesus Cristo, tudo irradia vida: as suas palavras, os seus atos, os seus estados. Todos os seus mistérios, tanto os da infância como os da sua morte, da sua ressurreição e da sua glória, possuem um poder de santificação sempre eficaz. 
.
9. Nele, o passado não foi abolido (cf Rm 6,9; Hb 13,6). Ele derrama em nós, sem cessar, a vida sobrenatural. Mas a nossa falta de atenção ou de fé paralisa muitas vezes a sua ação na nossa alma. Para nós, viver a vida divina é possuir a graça santificante e fazer que os nossos pensamentos, os nossos afetos e toda a nossa atividade partam de Cristo, por uma intenção de fé e de amor."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox