Arquivo do blog

quarta-feira, 3 de abril de 2024

TUDO NOS FALA DO RESSUSCITADO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 24,13-35)(03/4/24)

.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, é certo dizer que em nossa finitude necessitamos da sensibilidade para nos relacionar melhor com as coisas que dizem respeito a Deus e a nós mesmos; e isto porque o sensível penetra facilmente nas entranhas de nossa alma nos convencendo da possibilidade de um bom relacionamento sem receio de percas ou enganos.
.
2. Ora, a liturgia de hoje começa com Deus nos sensibizando com a cura de um paralítico de nascença, dando-nos a graça de crer que Jesus está realmente vivo e atuando entre nós por meio dos seus escolhidos que em seu nome realizam os mesmos prodígios de antes de sua ressurreição.
.
3. No Evangelho de hoje os discípulos de Emaús acreditaram em tudo o que Jesus falou antes de sua morte e até no que as mulheres falaram a respeito de sua ressurreição, mas não foram capazes de identifica-lo à caminho de sua Aldeia quando os seguiu; foi preciso que lhes abrisse o entendimento para que ardendo por dentro compreendessem que era o próprio Senhor quem lhes falava pessoalmente.
.
4. Mas, e hoje como identificamos a presença de Jesus ressuscitado em nosso meio? Os discípulos de Emaús fizeram isso quando pararam para o ouvir, quando o convidaram para permanecer com eles, e na fração do pão, em que Jesus celebrou a Santa Eucaristia, tornando-se visível aos seus olhos, para em seguida desaparecer, permanecendo presente realmente neste Grande Mistério de amor.
.
5. Com efeito, nem tudo o que diz respeito a Deus percebemos sensivelmente, mas, ao nos comunicar as suas graças Ele o faz desse modo. Pois, assim como vimos com Pedro e João no templo, e com os discípulos de Emaús, o Senhor Jesus se faz sempre presente junto à nós quando realmente buscamos realizar em tudo a Sua Santa Vontade.
.
6. Comentando este Evangelho disse o Papa Bento XVI: "O ensinamento de Cristo - a explicação das profecias - foi para os discípulos de Emaús como uma revelação inesperada, luminosa e consoladora. Jesus deu uma nova chave para a interpretação da Bíblia, e agora tudo parecia claro, orientado para este momento. 
.
7. Ao longo do ano litúrgico, particularmente na Semana Santa, o Senhor põe-se a caminho conosco e explica-nos as Escrituras, faz-nos compreender este mistério: tudo fala dele. E isto deve também inflamar o nosso coração, para que os nossos olhos se abram. 
.
8. O Senhor está conosco, e mostra-nos o verdadeiro caminho. Tal como os dois discípulos reconheceram Jesus ao partir o pão, também nós, hoje, ao partir o pão, reconhecemos a sua presença. Os discípulos de Emaús reconheceram-no e recordaram os momentos em que Jesus tinha partido o pão. 
.
9. E este partir do pão recorda-nos a primeira Eucaristia celebrada no contexto da Última Ceia, onde Jesus partiu o pão e antecipou assim a sua morte e ressurreição, entregando-se aos discípulos. Também Jesus parte o pão conosco e por nós, faz-se presente conosco na Sagrada Eucaristia, dá-se e abre os nossos corações. 
.
10. Na Sagrada Eucaristia, no encontro com a sua Palavra, também nós podemos encontrar e reconhecer Jesus, nesta dupla mesa da Palavra e do Pão e do Vinho consagrados. Em cada domingo, a comunidade revive assim a Páscoa do Senhor e recolhe do Salvador o seu testamento de amor e de serviço fraterno. 
.
11. Que a alegria destes dias torne ainda mais forte a nossa adesão fiel a Cristo crucificado e ressuscitado. Acima de tudo, deixemo-nos conquistar pelo fascínio da sua ressurreição." (Bento XVI - Audiência Geral, 26 de março de 2008). 
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox