Arquivo do blog

sábado, 6 de abril de 2024

SENHOR JESUS, TU ÉS A VIDA DA MINHA VIDA, TU ÉS TUDO PARA MIM...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 16,9-15)(06/4/24)

.
1. Caríssimos, todos somos obras das mãos de Deus e dotados da fé, dom do Espírito Santo que recebemos no batismo, pela qual fazemos a experiência da Ressurreição de Jesus, bem como descreve São Paulo na Carta aos Romanos: "Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte?
.
2. Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova." (Rm 6,3-4). De fato, a experiência da fé que nos leva a crer em Cristo mesmo sem o tê-lo visto é puro dom do Espírito Santo.
.
3. E com isso compreendemos que mesmo vivendo naturalmente em meio as coisas criadas, somos sustentados pela invisibilidade divina, para transparecemos o Senhor ressuscitado que habita nossas almas, que faz de nós templos do Santo Espírito, e seus sacrários vivos. 
4. E foi exatamente isso o que testemunharam os Apóstolos Pedro e João no confronto com as autoridades judaicas depois de terem realizado o milagre da cura do coxo de nascença, pelo poder do Nome de Jesus. De fato, repletos de coragem e determinação cumpriram fielmente a sua missão.
.
5. Decerto, quem vive em comunhão com Jesus ressuscitado, o transparece em todos os sentidos da vida, e cumpre integralmente, como os Apóstolos e demais servos e servas do Senhor cumpriram, o que o Senhor Jesus ordenou no final do Evangelho de hoje: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a boa nova da salvação à toda criatura!" (Mc 16,15).
.
6. Com efeito, este envio do Senhor Jesus independe do grau de instrução como vimos na primeira leitura: "Os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus." (At 4,13).
.
7. Portanto, caríssimos, todos nós batizados somos enviados e o Senhor mesmo confirma por meio do Espírito Santo a graça da salvação que Dele recebemos e anunciamos certos de que muitos se converterão devido a autenticidade do nosso testemunho.
.
8. Destarte, façamos esta oração do Livro das Horas do Sinai: "Tu ressuscitaste dos mortos, Tu, que és a vida de todos, e um anjo de luz gritou às mulheres: "Não choreis, ide contar a boa nova aos apóstolos, cantai a plenos pulmões que Ele ressuscitou, Ele, Cristo Senhor, que, sendo Deus, quis salvar o gênero humano!".
.
9. Senhor, eu ouvi o mistério da tua encarnação, considerei as tuas obras e glorifiquei a tua divindade. Cristo, nosso Deus, foste pregado na cruz por um bando de rebeldes, e por essa cruz salvaste, na tua misericórdia, aqueles que glorificam a tua ressurreição.
.
10. Ao dar-me a comer o fruto da árvore, o inimigo expulsou-me do Éden; porém, graças à árvore da cruz, fui chamado a regressar a esse paraíso. Pela tua morte, ó Mestre, a morte foi capturada e morta; pois, sendo a vida subsistente, Tu deste vida aos habitantes dos túmulos.
.
11. Ressuscitado do túmulo, ressuscitaste contigo todos os mortos que jaziam no Hades e, na tua misericórdia, iluminaste aqueles que glorificam a tua ressurreição. Ó Maria Imaculada, implora a Deus, ao qual geraste, que conceda aos teus servos o perdão dos seus pecados." (Livro das Horas do Sinai (século IX) Cânone em honra da cruz e da ressurreição, SC 486).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox