Arquivo do blog

segunda-feira, 15 de abril de 2024

O ALIMENTO QUE DURA PARA A VIDA ETERNA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 6,22-29)(15/4/24)

.
1. Caríssimos, cada um só dá o que tem e quem vive na mentira nada mais pode dar além da mentira que deixa entrar em sua vida; é isto o que vimos na primeira leitura de hoje, onde os inimigos do Senhor usaram de todo tipo de mentira e subornos para acusar e condenar o primeiro mártir da nossa fé, Santo Estevão; no entanto, o Senhor destruiu os perversos intentos dos seus adversários revelando a inocência de seu servo, dando-lhe uma face angelical.
.
2. Ora, quantos não são os inocentes que atualmente sofrem com a perseguição de seus algozes que usam de mentiras e falsas acusações para condená-los mesmo sabendo que são inocentes? O que é isso senão a instigação do inimigo para levar os homens à autodestruição?
.
3. O fato é que eles agem exatamente como àqueles que apedrejaram Santo Estevão, e fazem isso manipulando os meios de comunicação de massa, incitando os incautos ao ódio e ao falso julgamento contra aqueles que condenam, seja por motivos ideológicos, racial, politicos, religiosos, etc. 
.
4. No Evangelho de hoje vemos o quanto os interesses materiais impedem os homens de encontrar o Senhor Jesus por meio da fé, por isso, pedem sinais e prodígios quando na verdade precisam de conversão para viverem coerentemente a verdade e o amor para os quais foram criados. 
.
5. Por isso o Senhor lhes disse: "Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. (Jo 6,27-29). 
.
6. Comentando este Evangelho disse São João Crisóstomo: "Os judeus comiam a refeição da Páscoa em pé, de sandálias nos pés e cajado na mão; comiam-na às pressas (cf Ex 12,11). Tu ainda tens mais razão para te manteres vigilante! Eles preparavam-se para partir para a Terra Prometida e comportavam-se como viajantes; tu encaminhas-te para o Céu. É por isso que temos de estar sempre em atentos.
.
8. Os inimigos de Cristo bateram no seu corpo santíssimo sem saberem o que faziam (cf Lc 23,34); e tu recebe-lo-ias com a alma impura depois de tantos benefícios que Ele te fez? Pois Ele não Se contentou em Se fazer homem, em ser flagelado e morto; no seu amor, quis ainda unir-Se a nós, identificar-Se conosco não apenas pela fé, mas realmente, pela participação no seu próprio corpo.
.
9. Considera a honra que recebes e a que mesa és conviva. Aquele que os anjos não veem sem tremer, Aquele para quem não ousam olhar sem temor por causa do esplendor da glória que Lhe irradia da face, é desse que fazemos nosso alimento, tornando-nos um só corpo e uma só carne com Ele. 
.
10. "Quem poderá contar as obras do Senhor e anunciar todos os seus louvores?" (Sl 106,2) Que pastor alimentou jamais as suas ovelhas com a sua própria carne? Acontece muitas vezes as mães confiarem os filhos a amas de leite. Não assim Cristo; Ele alimenta-nos com o seu próprio sangue, e torna-nos um só corpo com Ele."
.
(São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja - Homilias sobre o Evangelho de Mateus, n.º 82, 5).
.
Oremos: Ó Deus, como os homens continuam a triste saga de não te amar, de não crer em teu Filho, Jesus. Perdoa-os, Senhor, eles não sabem o que fazem, por isso, não reconhecem o quanto estão errados e não se arrependem de seus erros para os consertar e assim dar novo sentido à vida te conhecendo e te amando incondicionalmente para fazer tudo o que é do teu agrado. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox