Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de abril de 2024

QUEM ME VÊ, VÊ AQUELE QUE ME ENVIOU...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA (Jo 12,44-50)(24/4/24)

.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, existe um versículo do Livro de Provérbios que nos chama muito a atenção com relação à evangelização e a salvação da humanidade, diz ele: "O coração do homem dispõe o seu caminho, mas é o Senhor que dirige seus passos." (Pr 16,9). Em outras palavras, a obra da salvação humana pertence a Deus e é ele que a conduz por meio daqueles que Ele escolhe e envia.
.
2. Com efeito, é isso o que vimos na primeira leitura, onde o Espírito Santo escolheu Paulo e Barnabé para a missão evangelizadora na Igreja de Antioquia, onde pela primeira vez na história os seguidores de Cristo foram chamados de cristãos. Ou seja, a ação do Espírito Santo nas almas consagradas a Deus à serviço da salvação da humanidade é palpável e direta. 
.
3. E é maravilhoso perceber como isso aconteceu: "Enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo, disse: Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir." (At 13,2-3).
.
4. Decerto, é esta a Pedagogia divina para a nossa salvação, como vemos nestas palavras do Senhor: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou." Desse modo, Ele nos dá a conhecer que é o enviado do Pai para toda a humanidade e que é pela fé o acolhemos e nos tornamos seus discípulos.
.
6. Amados irmãos e irmãs, o dom da fé é tão preciso que põe por terra toda dúvida e insegurança que se apresentam tentando nos confundir; pois, gera a esperança e a convicção de que o Senhor está no comando de tudo; basta que a vivenciamos como vimos na primeira leitura. 
.
7. Portanto, crer em Jesus é conviver com Ele ressuscitado em nosso meio pela ação do Espírito Santo, e fazer tudo o que Ele nos ensina por meio dos seus escolhidos. É isso o que constitui a unidade da Santa Igreja, com bem enfatiza são Paulo: "Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos." (Ef 4,4-6). 
.
8. Meditemos então com estas palavras do saudoso Papa Bento XVI: "O mundo precisa da cruz. Ela não é simplesmente um símbolo privado de devoção, não é um distintivo de pertença a um grupo social, e o seu significado mais profundo não tem nada a ver com a imposição forçada de um credo ou de uma filosofia.
.
9. Ela fala de esperança, fala de amor, fala da vitória da não-violência sobre a opressão, fala de Deus levantando os humildes, fortalecendo os fracos, superando as divisões e vencendo o ódio com o amor.  
.
10. Um mundo sem cruz seria um mundo sem esperança, um mundo onde a tortura e a brutalidade continuariam a correr desenfreadas, os fracos seriam explorados e a ganância teria a última palavra. A desumanidade do homem para com o homem manifestar-se-ia de formas ainda mais horríveis e não haveria fim para o ciclo maléfico da violência. 
.
11. Só a cruz poria fim a isso. Agora, nenhum poder terreno pode salvar-nos das consequências do nosso pecado e nenhum poder terreno pode derrotar a injustiça na sua origem, mas a intervenção salvadora do nosso Deus misericordioso transformou a realidade do pecado e da morte no seu oposto. É isto que celebramos quando damos glória à cruz do Redentor".
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox