Arquivo do blog

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Blogs : uma forma de comunicação e divulgação da OFS

Artigo publicado na revista
Paz e bem. [Rio de Janeiro], maio/jun. 2009. P. 15.
Paz e bem é o orgão oficial da Ordem Franciscana do Brasil.
_____
por Eugenio Hansen, OFS
Frat. N. Sª dos Anjos da Porciúncula
Porto Alegre, RS

Nas conclusões do XII Capítulo Geral da OFS, realizado em novembro último na Hungria, há um ponto específico sobre as comunicações. Nele a Ordem reconhece que há pouca comunicação da OFS, tanto internamente como externamente.

Atualmente, através da Internet, temos não só acesso a uma ampla quantidade de informações, mas também temos acesso a muitas ferramentas que permitem a cada um de nós se tornar produtor de informações.

Blogs são uma forma fácil de se ter um site na Internet. Neles as Fraternidades podem informar ao mundo quem são, quando se reunem, o que estão fazendo, como entrar em contato, etc.

Por meio de blogs podemos tornar disponível aos demais irmãos da OFS, da Família Franciscana e admiradores de São Francisco e Santa Clara nossas reflexões e materiais de formação. Com a vantagem de que, com facilidade, o que produzimos poderá ser lido mesmo após alguns anos.

Uma característica muito comum dos blogs é a inclusão de comentários, onde os leitores podem elogiar, criticar, sugerir aperfeiçoamentos, etc. Em suma, travar um diálogo eletrônico, pois os responsáveis pelos blogs, podem responder ao leitor.

Dentro da OFS/JUFRA há algumas Fraternidades Regionais e Locais que já usma esse meio para falarem aos irmãos e ao mundo:
- Regional Sul 3: http://ofssul3.wordpress.com
- Regional Sudeste 2: http://ofssudeste2.blogspot.com
- Regional Sudeste 3: http://sudeste3.blogspot.com
- Frat. S. Francisco - Vila Clementino - S. Paulo (SP): http://ofsvilaclementinosp.blogspot.com
- Frat. N. Sª das Graças - S. Gonçalo (RJ): http://www.fraternidadensgracas.blogspot.com
- Jufra do Brasil: http://jufrabrasil.blogspot.com
- Jufra Sudeste 2 (RJ/ES): http://jufrase2.blogspot.com
- Jufra Sudeste 1 (MG): http://juframg.blogspot.com

Como fazer um blog?

Depois de falar das possibilidades e apresentar alguns exemplos de blogs vou indicar algumas ferramentas para criação de blogs gratuitos:

- Blogger.com/Blogspot.com https://blogger.com é muito fácil de usar e com ele criamos blosgs simples.- Wordpress.com http://wordpress.com não é tão simples como o anterior, mas tem a vantagem de permitir a criação de páginas diferentes.

Existem outras, basta procurarem na www.

Para quem desejar começar um blog com qualidade indico a leitura do Bê-a-Blog http://downloads.portofacil.net/be-a-blog.pdf , um manual com 120 dicas. Também sugiro o blog QueroTerUmBlog http://queroterumblog.com , que nos ajudará a manter um blog tecnicamente qualificado.

Encerro este artigo esperando ver, logo, muitas Fraternidades presentes e atuantes na web, bem como alguns irmão, mais inspirados, criando seus pessoais e convido-os a conhecerem meu blog, Brasil Franciscano http://brasilfranciscano.blogspot.com , que é uma obra coletiva.
_____


Creative Commons License
Blogs : uma forma de comunicação e divulgação da OFS por Eugenio Hansen, OFS publicada sob a licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox