Arquivo do blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

MARTÍRIO DE SANTO ANDRÉ...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 4,18-22)(30/11/18)
.
Caríssimos, hoje a Igreja celebra a festa do Apóstolo Santo André, irmão de São Pedro e seu interlocutor no encontro com o Senhor; foi também um dos primeiros discípulos de São João Batista, do qual ouviu as palavras: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo." Nas passagens bíblicas que narram sua atuação, vemos nele um homem de grande fé e simplicidade e também um grande evangelizador, em especial por proporcionar o livre acesso a Jesus para aqueles que dele se aproximavam.
.
De fato, as qualidades que revelam a grandeza dos anunciadores da mensagem salvífica do Senhor, são a fé, a simplicidade, a humildade e o amor com que dão o testemunho dele. Ora, além de todas essas qualidades, Santo André deu também a sua vida por Jesus ao morrer martirizado numa cruz em forma de xis. Isso demonstra o zelo e a determinação do seu seguimento, pois não temeu a morte, mas, ao contrário, se entregou totalmente ao Senhor, tendo como alicerce as suas palavras: "Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma."
.
Com efeito, o Evangelho de hoje narra o encontro primoroso do Senhor com André e Pedro que estavam lançando as redes de pesca, símbolo de sua sobrevivência, e o Senhor logo os chamou para um novo tipo de pescaria, dizendo: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram."
.
Ora, o poder das Palavras de Jesus é irresistível, e assim, comovidos no mais íntimo de suas almas, seguem o mestre em Seu caminho de santidade e vida eterna, dando a vida por Ele e pelo Evangelho que anunciam.
.
Caríssimo, a vida dos seguidores do Senhor é um Evangelho vivo, as palavras que anunciam o Reino de Deus, não são suas, mas de Deus que os chama para serem as testemunhas fiéis da Ressurreição do Seu Filho, Jesus Cristo.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox