Arquivo do blog

terça-feira, 27 de novembro de 2018

OS SINAIS DOS TEMPOS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 21,5-11)(27/11/18)
.
Caríssimos, o tempo presente para nós, cristãos, carrega em si
vários sentidos, especialmente o sentido escatológico, próprio dos últimos ensinamentos de Jesus antes de sua partida para o Pai. O termo escatologia significa os últimos e definitivos acontecimentos da história humana, da humanidade e do universo. Últimos porque diz respeito à plenitude ou perfeição para a qual tende a totalidade da criação; e definitivos porque trata da vitória triunfal do amor de Deus sobre o pecado e sobre o mal.
.
Assim como no tempo de Noé, Deus revelou os acontecimentos presentes e futuros do "êschaton" por meio de sinais como a construção da arca e o arco-íris, e vimos que se realizaram tal qual descritos em Sua Palavra; de igual modo nas leituras da liturgia de hoje o Senhor nos alerta sobre tudo o que haverá de acontecer à humanidade e à toda criação nos últimos dias.
.
Com efeito, dentre estes sinais descritos por Jesus, estão as falsas crenças e os falsos Cristos; e como Ele também revelou: "Haverá guerras e revoluções; um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”. Todavia, continuou, Ele: "Não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.
.
Conclusão: "Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade, enquanto esperais e apressais o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados! Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça.
.
Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox