Arquivo do blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

VIVEMOS EM MEIO A UMA GRANDE GUERRA ESPIRITUAL...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,1-6)(12/11/18)
.
Caríssimos, a vida é o que é, liberdade de ser, de existir, porque Deus nos criou assim; todavia, não somente isso, visto que é no tempo que temos aqui que decidimos o nosso devir. De fato, Deus tudo criou por meio de sua Palavra, mas, como escreveu São Paulo: "Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos." Por isso, fora desse propósito divino tudo é engano, ilusão.
.
Ora, já em outra carta São Paulo nos exorta: "Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros, porque toda a lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." De fato, a fé em Jesus Cristo é traduzida pela transparência com que a vivemos, ou seja, nosso testemunho só é verdadeiro quando é seguido pelas obras que o confirmam.
.
Com efeito, vivemos em meio a uma grande guerra espiritual onde as armas usadas pelo inimigo de nossas almas são bem conhecidas às quais chamamos, tentações, são elas: "Fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!"
.
Conclusão: Caríssimos, nenhum pecado existe sem que haja consentimento, tudo primeiro passa pela nossa mente, depois de examinado e consentido é que se realiza (cf. Tg 1,12-16). Portanto: "Deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne." Destarte, "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. Isto praticai, e o Deus da paz estará convosco."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox