Arquivo do blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 25,1-13)(28/08/20)
.
Caríssimos, sempre que alguém me pergunta como estás? A minha resposta é, melhor só no céu! Pois o céu é a herança eterna que Deus tem preparado para aqueles que o amam por meio da obediência devida à Sua Santa Vontade. Ora, a liturgia de hoje trata da revelação do Reino de Deus e de como alcança-lo.
.
Na primeira leitura são Paulo nos ensina que a linguagem divina ao comunicar a salvação é totalmente contrária à linguagem e à sabedoria humana, pois tem como único fundamento a cruz de Cristo. De fato, o Senhor age sempre a partir de nossa finitude, para que aprendamos que a salvação é dom gratuito da sua divina misericórdia, mas que precisamos nos manter vigilantes na comunhão com Ele para não perde-la.
.
No Evangelho de hoje Jesus conta-nos a Parábola das dez virgens com suas lâmpadas; cinco eram prudentes e cinco imprudentes. Comentando esse Evangelho disse o Papa Francisco: "A lâmpada é o símbolo da fé que ilumina a nossa vida, enquanto o óleo é o símbolo da caridade que alimenta, que torna fecunda e credível a luz da fé. A condição para estarmos prontos para o encontro com o Senhor não é apenas a fé, mas uma vida cristã rica de amor e de caridade pelo próximo.
.
Com efeito, todas as virgens dormem antes que o esposo chegue, mas quando acordam algumas estão prontas e outras não. Portanto, este é o significado de ser sensato e prudente: trata-se de não esperar o último momento da nossa vida para colaborar com a graça de Deus, mas de o fazer já agora.
.
Seria bom pensar um pouco: um dia será o último. Se fosse hoje, como estou preparado, preparada? Mas devo fazer isto e aquilo... [Portanto], preparar-se como se fosse o último dia: isto faz bem."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox