Arquivo do blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

"SALVA-ME, SENHOR."


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 14,22-36)(03/08/20)

Caríssimos, muitas vezes a nossa insegurança pela falta de fé devido as tempestades do mar revolto deste mundo é tão grande que nos impede de perceber que é o Senhor que nos sustenta em nossa fragilidade, como sustentou Pedro em sua falta de fé: "Mas, quando Pedro sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” (Mt 14,30-31)
.
Com efeito, como constatamos, nesse Evangelho de hoje Jesus caminha sobre as águas numa clara demonstração de sua Divindade e de seu poder sobre toda a criação; no entanto, mesmo reconhecido e adorado pelos discípulos: "Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” ainda assim Ele se deixou abater pela cruz; todavia, em seu abatimento revelou o seu divino poder ressuscitando dentre os mortos.
.
Santo Hilário, (Sec. IV), comentando esse episódio, escreveu: "A calma do vento e do mar, amainados depois de o Senhor ter subido à embarcação, é um símbolo da paz e da tranquilidade que reinarão na Igreja eterna na sequência do glorioso regresso de Cristo. Porque Ele há de vir, manifestando-Se como naquele momento em que um justo espanto fez que todos dissessem: «Tu és verdadeiramente o Filho de Deus». Então, todos os homens darão testemunho claro e público de que o Filho de Deus deu a paz à Igreja, já não na humildade da carne, mas na glória do Céu."
.
Portanto, caríssimos, escutemos com atenção a conclusão do comentário do Santo Padre, o Papa Francisco sobre esse Evangelho: "Eis uma imagem eficaz da Igreja: um barco que deve enfrentar as tempestades e às vezes parece que está prestes a sucumbir. Aquilo que a salva não são as qualidades nem a coragem dos seus homens, mas a fé, que permite caminhar até no meio da escuridão, entre as dificuldades. A fé confere-nos a segurança da presença de Jesus sempre ao nosso lado, da sua mão que nos segura para nos proteger do perigo.
.
Todos nós estamos neste barco, e aqui sentimo-nos seguros, não obstante os nossos limites e as nossas debilidades. Estamos seguros sobretudo quando sabemos ajoelhar-nos e adorar Jesus, o único Senhor da nossa vida. Para isto nos convida sempre a nossa Mãe, Nossa Senhora. Dirijamo-nos a Ela com confiança."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox