Arquivo do blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O MARTÍRIO É CAMINHO DE PERFEIÇÃO QUE NOS LEVA AO CÉU...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 12,24-26)(10/08/20)
.
Caríssimos, nós sofremos constantemente a tentação de julgarmos uns aos outros, e isso se agrava ainda mais quando os outros não pensam como nós; a tendência é condena-los ao isolamento, ou seja, a uma espécie de morte que, na verdade, esfria em nós o amor e a misericórdia, nos tornando incapazes da prática do bem.
.
Com efeito, se quisermos vencer as más tendências e as tentações que chegam à nossa mente, precisamos cultivar as virtudes eternas, pois são elas que nos dão a vitória sobre todo o mal; uma vez que são puro dom de Deus e é por elas que Ele santifica as nossas almas para vivermos na Sua presença.
.
No Evangelho de hoje Jesus diz uma frase que resume a sua missão ao nos apontar o caminho do martírio como a vontade do Pai que nos leva à ressurreição, à vida eterna: “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto."
.
E acrescenta: "Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conserva-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.
.
Portanto, caríssimos, essa linguagem do Senhor Jesus não agrada aos que se acham autossuficientes, aos arrogantes, aos soberbos, aos malfeitores e aos formadores de opinião que pensam ter a solução para tudo, quando na verdade nada mais enxergam além do próprio eu.
.
Destarte, à esses eis o que diz o Senhor: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me." (Mt 16,24b).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox