Arquivo do blog

sábado, 4 de dezembro de 2021

COMO E COM QUEM ESTAMOS INDO PARA A ETERNIDADE?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 15,29-37)(01/12/21)

Caríssimos, a vivência da fé é um exercício espiritual que acontece no campo da nossa alma; nele se dá um combate composto por forças antagônicas que se enfrentam ao longo da nossa existência neste mundo. No entanto, fiquemos certos, somente Deus é o único vencedor desse combate, uma vez que seus adversários lhe são contrários porque não o amam, e quem não ama perde sempre, porque somente o amor é capaz de vencer todos os males.

No Evangelho de hoje vimos que "Numerosas multidões aproximaram-se do Senhor, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou." Ou seja, somente o Filho de Deus pode fazer esses milagres, no entanto, Ele disse: "Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai." (Jo 14,12).

Ora, isso significa que a graça é de Deus, mas, requer a nossa colaboração para pô-la em prática, como vimos no Evangelho, pois, se não tivessem levando ao Senhor Jesus, "coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes", Ele não os teria curado. De igual modo, o Senhor Jesus requereu a colaboração dos Apóstolos, mais o pouco que tinham para realizar o milagre da multiplicação dos pães, e assim saciar a fome de todos e ainda recolherem as sobras.

De certo, vivemos no mundo das necessidades, pois, todos somos necessitados, especialmente das graças de Deus; mesmo aqueles que se sentem saciados pela abundância dos bens deste mundo; todavia, se não os partilham com os que deles necessitam, afundam no abismo do egoísmo e da luta fratricida para manter e aumentar tais bens mesmo sabendo que ao morrer nada levarão consigo a não ser o apego material que os tornaram incapazes de fazerem o bem.

Portanto, caríssimos, escutemos atentamente o Senhor Jesus para aprendermos o exercício da solidariedade, da disponibilidade e da colaboração na obra da salvação, porque "quem é fiel nas pequenas coisas também será fiel nas grandes": "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração. (Mt 6,19-21).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox