Arquivo do blog

domingo, 12 de dezembro de 2021

HOMILIA DO 3°DOM DO ADVENTO...


 Homilia do 3°Dom do Advento (Lc 3,10-18)(12/12/21)

Caríssimos, o 3°Dom do Advento é também chamado de "domingo da alegria" pela proximidade do Natal, da vinda do Senhor Jesus como o Messias enviado por Deus; de fato, esse tempo litúrgico nos leva à uma profunda reflexão acerca da nossa vida e de como vivemos a fé na presença do Senhor que está no meio de nós, preparando conosco a sua Parusia, isto é, a sua vinda gloriosa, pois, na primeira veio nascido da Virgem Maria, como havia anunciado o Profeta Isaías, para proclamar a remissão dos pecados e a nossa participação no Reino de Deus (cf. Is 7,14).

Com efeito, naquele tempo havia uma grande espectativa sobre a vinda do Messias, como vemos na primeira leitura em que o Profeta Sofonias apresenta a proximidade do cumprimento dessa promessa: "Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, como nos dias de festa”. 

O Evangelho de hoje nos mostra a ação evangelizadora de João Batista, como o precursor do Messias, enviado por Deus para libertar o seu povo como havia prometido. Ora, João administrava um batismo de conversão, mas ao mesmo tempo anunciava Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ensinando que somente Ele confere o batismo no Espírito Santo.

Com efeito, mesmo em meio aos pecados da humanidade, Deus sempre se fez presente com suas promessas confirmando em todos tempos as suas palavras e intervindo quando necessário para que todos se convertessem, bem como nos ensinou são Paulo: "Deus, porém, não levando em conta os tempos da ignorância, convida agora a todos os homens de todos os lugares a se arrependerem. Porquanto fixou o dia em que há de julgar o mundo com justiça, pelo ministério de um homem que para isso destinou. Para todos deu como garantia disso o fato de tê-lo ressuscitado dentre os mortos." (At 17,30-31).

Portanto, caríssimos, toda espera tem um fim, e com a vinda do Seu Filho, Deus mesmo realiza pessoalmente, por meio Dele, o que prometeu. Ora, naquele tempo ainda não havia a firme convicção da imortalidade da alma nem do Reino de Deus, foi, porém, com a vinda do Senhor, que se confirmou o reinando definitivo prometido ao rei Davi, ou seja, por sua morte e ressurreição, o Senhor Jesus reina glorioso sobre toda a criação por toda a eternidade, e virá para julgar os vivos e os mortos como Ele mesmo anunciou (cf. Mt 25).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox