Arquivo do blog

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

CRISTO VEIO PARA PERDOAR OS NOSSOS PECADOS E NOS DAR A VIDA ETERNA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 1,1-17)(17/12/21)

Caríssimos, todos nós temos uma história de vida, isto é, uma genealogia que pouco conhecemos além dos nossos antepassados mais próximos; todavia, em se tratando de nosso Senhor Jesus Cristo, a Sagrada Escritura, autêntica revelação da Vontade de Deus Pai, confirma pela graça do Espírito Santo, a veracidade dos fatos relatados em vista da nossa salvação.

Com efeito, nela existem nomes conhecidos e outros desconhecidos, porém, todos contribuíram por meio de sua história de vida, para a vinda do Filho de Deus como o Messias prometido e esperado até que se cumprisse todas as profecias a seu respeito, como esta da primeira leitura de hoje: "O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos” (Gn 49,20).

De certo, a genealogia do Senhor Jesus, segundo Mateus, traz alguns fatos inusitados, nela aparecem os nomes de cinco mulheres: Tamar, Raab, Rute, a ex mulher de Urias (Bersabea) e Maria. Ora, até então não era custume aparecer o nome de mulheres nas genealogias, e muito menos de mulheres estrangeiras, mas, na do Senhor Jesus quatro delas são pagãs, e três dentre elas cometeram pecados graves. De fato, isso demonstra que o Filho de Deus veio a este mundo para perdoar os nossos pecados e nos conduzir à vida eterna.

Um outro fato chama a atenção, Deus veio até nós nascendo como um de nós, gerado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, ou seja, ele manteve intacta a sua virgindade antes, durante e depois do parto; a criatura que gera o seu Criador, fazendo perfeitamente a Vontade do seu Criador. Por isso, ela cantou no Magnificat: "A minh'alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome!"

Portanto, caríssimos, esses fatos iluminam o nosso entendimento e aumentam a nossa fé e a nossa esperança, pois, com o nascimento do seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, Deus realizou todas as suas promessas como esta feita a Abraão: "Em ti serão abençoadas todas as famílias da terra.” (Gn 12,3b).

Destarte, proclamemos com o salmista esta justíssima sentença: "Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, desde o rio até os confins de toda terra! Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!" (Sl 71).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox