Arquivo do blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

A FÉ E A COMUNHÃO FRATERNA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 5,17-26)(06/12/21).

Caríssimos, a força do perdão divino é um exorcismo que liberta e cura a alma e o corpo atingidos pelos pecados cometidos, pois, todo pecado leva quem o comete à morte espiritual; por isso, quem vive no pecado permanece dominado por ele, e só é possível libertar-se do mal que o atingiu mediante o perdão que o Senhor Jesus concede por meio do Sacramento da Reconciliação presente na Sua Santa Igreja.

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus estava ensinando em uma casa e em volta dele, além da multidão, estavam os fariseus e os doutores da lei, nisto alguns homens de fé trouxeram-lhe um paralítico deitado numa cama, e como não podiam entrar devido à multidão, desceram-no pelo teto aonde o Senhor se encontrava. "Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.

"Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” De fato, neste episódio vemos claramente o contraste que existe entre aqueles que julgam segundo os próprios critérios e aqueles que creem no poder de Deus, cujo único critério é a fé com a qual cuduziram o paralítico até Jesus para que o curasse e foram prontamente atendidos.

Comentado esse Evangelho escreveu São Pedro Crisólogo (sec. V): "Por causa da fé de outrem, a alma do paralítico foi curada antes do seu corpo. «Ao ver a fé daquela gente», diz o Evangelho. Notai, irmãos, que Deus não Se preocupa com o que querem os homens insensatos, nem espera encontrar fé entre os ignorantes. Pelo contrário, não recusa vir em socorro da fé de outrem. Esta fé é um presente da graça e está de acordo com a vontade de Deus."

Um outro dado importante neste episódio, Deus nos conhece por dentro, como vemos a seguir: "Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações?" Desse modo, percebemos que a falta de fé no poder misericordioso do Senhor Jesus, é um pecado tão grave que leva os homens a cegueira espiritual e a julgar e condenar o próprio Deus, que realiza a obra da nossa salvação por meio do Seu amado Filho.

Portanto, caríssimos, viver a fé como um dom do Espírito Santo recebido no batismo, é pôr em prática a vontade de Deus presente nos Santos Mandamentos, nos ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo, dos santos Apóstolos, e da Sua Santa Igreja que continua a Sua obra salvífica até o fim do mundo, como Ele mesmo nos ensinou: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,19-20).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox