Arquivo do blog

domingo, 12 de dezembro de 2021

O COMBATE ESPIRITUAL, COMO LUTAR CONTRA O MAL? ...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 11,16-19)(10/12/21)

Caríssimos, o combate espiritual faz parte da nossa permanência no estado de graça, que é o estado em que a alma vive imersa em Deus praticando somente a Sua Santa Vontade; por isso, sofre tentações por conta do inimigo de nossas almas que procura desestabiliza-nos, isto é, tirar de nós as graças alcançadas para nos confundir e nos afastar do Senhor, como na primeira tentação, em que nossos primeiros pais ouviram o inimigo e por isso foram expulsos do paraíso. Porquanto, nunca dialogue com nenhuma tentação.

Com efeito, nessa luta contra as tentações e o pecado, que é costante, precisamos usar as armas espirituais que temos à nossa disposição, são elas: a renúncia da própria vontade; a perseverança na oração; os atos de penitência e o jejum, para os que podem faze-lo; a prática das virtudes; o bloqueio dos pensamentos vãos, desordenados e estranhos, e por fim, o amor ao próximo evitando todo tipo de julgamento, como nos ensinou o Senhor (cf. Lc 6,36-38).

De certo, para vivermos intensamente o estado de graça, que é o convívio permanente com o Senhor Jesus, temos na virtude da obediência uma forte aliada, pois, numa alma obediente, Deus faz dela a sua morada, porque obedece-lo é ama-lo, é segui-lo fielmente, como nos ensinou o Senhor: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada." (Jo 14,23).

São Pedro tratando dessa luta espiritual, assim se expressou: "Com efeito, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, refreie sua língua do mal e seus lábios de palavras enganadoras; aparte-se do mal e faça o bem, busque a paz e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos, atentos a seus rogos; mas a força do Senhor está contra os que fazem o mal (Sl 33,13-17)." (1Pd 3,10-12).

Portanto, caríssimos, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus mostra o estado da geração da sua primeira vinda, ou seja, sem o discernimento preciso para ler os sinais do tempo e reconhecer em João Batista e Nele a Sabedoria de Deus que nos ensina a viver nesta mundo segundo a Sua Santa Vontade.

Destarte, "Não nos deixemos, pois, mover por um zelo soberbo, que nos leve a procurar antes do tempo aquilo que virá a seu tempo. De outra maneira, nem quando chegar o tempo receberemos o que é próprio desse tempo." (São João Clímaco). Em outras palavras, procuremos viver o que o Senhor Jesus nos ensina, enquanto temos tempo, porque sem a obediência aos seus ensinamentos nada somos, nada temos, nada podemos.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox