Arquivo do blog

sábado, 8 de janeiro de 2022

CONVEM QUE O SENHOR CRESÇA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Lc 5,12-16)(07/01/22)

Caríssimos, de todas as virtudes o Senhor Jesus é a Fonte inesgotável, mas em sua humanidade escolheu a obediência e o amor ao Pai sobre todas as coisas, para nos libertar do pecado que mais ofende a Ele, que é a desobediência. No Evangelho de são João, disse o Senhor Jesus: "De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." (Jo 5,30).

Com efeito, na Carta aos Filipenses, são Paulo escreveu: "Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." (Fil 2,5-8).

No Evangelho de hoje mesmo fazendo tantos prodígios e grandes milagres o Senhor Jesus recomendou que não os propagasse, pois, a obra da salvação não é um espetáculo, mais o meio para nos comunicar a vida eterna, como vemos a seguir: "Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouví-lo e serem curadas de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregaava à oração." 

Portanto, caríssimos, quem vive segundo a Vontade de Deus, jamais busca os holofotes e as glórias deste mundo, mas transparece Cristo como nos ensinou São João Batista: "Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do céu. Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas fui enviado diante dele. Nisso consiste a minha alegria, que agora se completa. Importa que ele cresça e que eu diminua." (Jo 3,27-30).

Destarte, todos os santos e santas seguiram o Senhor Jesus pela via da obediência como a via mais segura para chegar à perfeição, à santidade. De certo, muitos falam da vitória sobre o mal, todavia, como nos ensinou são João, essa vitória só é possível mediante a obediência aos Santos Mandamentos: "Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox